Celepar apresenta o sistema GSUS para servidores do Hospital Universitário de Maringá

O Hospital Universitário Regional de Maringá e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) realizaram recentemente treinamento sobre o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS) aos servidores do HUM.
11/12/2013 - 15:10

O analista de sistemas da Celepar Gilson Roberto Costa e os técnicos de implantação de sistemas e treinamento, Geraldo Demário e Dircélia Maria Alessi demonstraram as diversas funcionalidades do programa e explicaram como trabalhar de forma correta nos diferentes módulos de acesso. Concluída a atual fase de migração de dados, feita em conjunto pelo Núcleo de Informática do HUM e Celepar, a previsão é que o GSUS entre em produção a partir de 16 de dezembro. No final da tarde de ontem, 13, após encerrado o treinamento, diretores e chefes do hospital assistiram uma breve demonstração do sistema, especialmente no que diz respeito ao fluxo e processos de informações necessários ao correto funcionamento do GSUS.

Segundo Costa, a capacitação foi positiva, “pois permite aos futuros usuários do sistema os primeiros contatos com o fluxo de informações necessários, treinamento nas rotinas de trabalho e também adequações do processo atual para minimizar ocorrências nesta fase de transição”. Nesse sentido, o analista explicou ainda que dentre os resultados esperados estão a implantação definitiva do programa no ambiente de produção, “bem como os processos necessários para que estejam organizados da forma estruturada que o GSUS está definido”.

Dois módulos do sistema – farmácia e laboratório – já foram implantados e estão em funcionamento no HUM, cujas funcionalidades serão melhoradas com a ativação dos módulos das portas de entrada pronto atendimento, ambulatório de especialidades, internação e do serviço de arquivos médicos e estatísticos (SAME/SPP).

O Núcleo de Informática do HUM acompanha os treinamentos e colabora com a implantação do GSUS ao disponibilizar informações e dados que contribuirão para a migração do Sistema Hospitalar Integrado (SHI), atualmente em uso, para o novo sistema. Os técnicos têm visitado alguns setores em busca de informações sobre os processos de trabalho, a fim de permitir a correta disponibilidade do sistema no setor.

Sistema premiado

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) foi uma das vencedoras do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2013) promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

O trabalho da Celepar, um dos quatro vencedores na categoria e-Administração Pública, foi sobre o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS), desenvolvido pela companhia para a Secretaria de Saúde e usado na assistência de saúde de pacientes internados, em pronto atendimento ou em ambulatórios. Atualmente, o GSUS opera em seis hospitais, cinco ambulatórios, três laboratórios e 113 farmácias, sendo o principal instrumento para realização dos trabalhos operacionais destes locais que prestam serviços de assistência de saúde aos pacientes.

O sistema possui mais de dois mil usuários entre médicos, enfermeiros, terapeutas, bioquímicos, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos de saúde e técnicos. O GSUS é um sistema multi-hospitalar integrando todos os estabelecimentos por meio de informações de profissionais de saúde e pacientes, uma vez que os prontuários possuem um único número, o que qualifica e agiliza o atendimento ao cidadão.

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) realizaram recentemente o treinamento no Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS) para servidores do hospital.