Celepar assina adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade 08/12/2015 - 15:10

A Celepar é a mais nova integrante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, coordenado pela organização Nós Podemos Paraná, que tem entre suas metas o engajamento da sociedade no alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas no ano de 2000, todos voltados à melhoria da qualidade de vida da população mundial. O Movimento Nós Podemos Paraná teve início em 2006 com o Sistema Federação das Indústrias do Estado, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Pelo termo de adesão assinado pelo presidente Jacson Carvalho Leite, em cerimônia realizada na manhã de hoje (08), no auditório da empresa, a companhia se candidata ao Selo ODM, certificação destinada a empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos ODM e, consequentemente, com o desenvolvimento local, através do curso gratuito de acesso à internet e redes sociais, destinados à população com idade superior a 60 anos.

Nos últimos dois anos, como informou o presidente, esta capacitação já atendeu uma população de mais de duas mil pessoas, abrangendo Curitiba e outras 30 cidades do interior do Paraná, através do Programa Celepar Cidadã, que engloba o projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa.

Leite explicou que nesta parceria com os municípios são realizados cursos de 12 horas/aula, nos quais os alunos aprendem noções básicas do computador, com ênfase na navegação pelo universo virtual. Ao final, cada participante sai com endereço eletrônico e perfil nas redes sociais. A Celepar responde pela instrutoria, material didático, instalação e adequação do laboratório de informática, além da certificação aos alunos.

A assinatura do termo por parte da Celepar, como destacou Caroline Arns Arruda, que representou o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (IEL), é extremamente importante em um ano de grandes transformações, com a mudança dos oito objetivos do milênio para 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), com 169 metas, indicadores que a companhia, com o suporte da sua tecnologia e da sua capacidade de apresentar soluções inovadores, vai auxiliar os parceiros neste trabalho. “Celepar, bem-vinda ao grupo que acredita em um mundo cada vez mais sustentável”.

Inteligência

A solenidade na Celepar contou com a presença do secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo de Souza Grota que destacou o trabalho da companhia no levantamento de indicadores aos gestores públicos, através do desenvolvimento da solução de business intelligence, “ferramenta pela qual conseguimos enxergar a realidade do Estado”.

Um exemplo da utilização destas aplicações, segundo o secretário, foi a constatação de que 54% adolescentes em conflito com a lei, alocados em unidades de socioeducação, estavam fora da sala de aula no momento das apreensões. “Com base neste indicador será possível desenvolver políticas públicas voltadas a alterar este cenário”, afirmou.

A ex-secretária da Justiça e secretária-executiva estadual adjunta do Movimento Nós Podemos Paraná, Maira Teresa Uille Gomes, também participou da reunião. Ela agradeceu ao presidente Jacson Leite pela parceria no período em que esteve como secretária, lembrando que nas segundas-feiras o gabinete da secretaria se deslocava para o Centro de Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar, buscando, através de um trabalho conjunto, integrar dados e informações das mais diversas áreas de cidadania do Estado.

No momento em que o Estado transforma políticas públicas em objetivos com indicadores e metas, a sociedade, de acordo com Maria Teresa, é beneficiada. “É possível utilizar ferramentas de tecnologia da informação e comunicação em favor da cidadania. Temos que buscar instrumentos para garantir os direitos civis e melhorar a dignidade do ser humano em suas diversas temáticas”, destacou.

O presidente Jacson Carvalho Leite lembrou que o Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) foi criado com o propósito de trabalhar indicadores das políticas públicas e de levar ao governo informações-chave ao processo de tomada de decisão.

Nesta grande parceria iniciada com a ex-secretária Maria Teresa e que prossegue com o secretário Leonildo Grota, a companhia, de acordo com o presidente, teve a preocupação de colocar os mais de 900 sistemas desenvolveu nestes 51 anos de vida, além das soluções de business intelligence, em número superior a 500, na busca dos oito objetivos do milênio.

Dois Cases

Especificamente, foram apresentados dois cases de business intelligence desenvolvidos pela Celepar para os Objetivos do Milênio. O primeiro, voltado ao acompanhamento da execução das metas em todo o Paraná. Com esta solução, como explicou Débora Romão, do Centro Integrado de Informações Estratégicas, é possível saber como os ODM’s e as políticas públicas estão indexadas à Constituição Federal e quais ações de governo estão sendo desenvolvidas em cada município do Estado.

Responsável por apresentar o case de Cadastro Único, vinculado ao primeiro Objetivo do Milênio – acabar com a fome e a miséria -, Cristina Viomar, falou que o propósito desta aplicação de BI é identificar a realidade socioeconômica das famílias vulneráveis do Paraná.

Para prover o acompanhamento e mapeamento das famílias inscritas no Cadastro Único, o case abrange diversas informações, tais como: localização das famílias, trabalho infantil, comunidades tradicionais do Paraná, renda per capita, existência de água encanada e luz elétrica no domicílio, escolaridade, documentação, entre outras. São contemplados, também, alguns programas federais e estaduais, como Bolsa Família, Pronatec, Família Paranaense e Luz Fraterna.

“Por meio do BI do Cadastro Único, é possível implementar políticas públicas específicas com o propósito de reduzir as vulnerabilidades sociais”, ressaltou o presidente Jacson Carvalho Leite.

Objetivos do Milênio

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em 2000 um plano de ação com objetivos a serem cumpridos até 2015. São eles: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a aids, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, tendo como último objetivo todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos ODM, os ODS foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos objetivos do milênio, completando as metas que não foram atingidas e respondendo a novos objetivos.

Os ODS, objetivos que são mais globais e ambiciosos em relação aos ODM, contam com 17 objetivos e 169 metas ligados as questões de desenvolvimento sustentável, fazendo parte da nova agenda de desenvolvimento da ONU. Com a transição, haverá sempre a promoção da sustentabilidade econômica e ambiental com sociedades pacíficas e inclusivas.

ODS1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
ODS2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável;
ODS3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
ODS4: Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos;
ODS5: Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
ODS6: Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;
ODS7: Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos;
ODS8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;
ODS9: Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;
ODS10: Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles;
ODS11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
ODS12: Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis;
ODS13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;*
*Reconhecendo que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC) é o principal fórum internacional e intergovernamental para negociar a resposta global à mudança do clima.
ODS14: Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
ODS15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade;
ODS16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
ODS17: Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Movimento Nós Podemos Paraná

Desde 2006, o Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) articula Movimento Nós Podemos Paraná que tem trabalhado em parceria com lideranças, instituições, cidadãos paranaenses para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM.

O Nós Podemos Paraná se estruturou por meio de círculos de debate integradores e participativos, buscando potencializar ações e projetos locais existentes, implantando novas ações e projetos, incentivando o trabalho voluntário dos três setores da sociedade, com o objetivo de potencializar e sustentar ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável. É a sociedade civil, governo, empresas, comunidade acadêmica, líderes, especialistas e interessados comprometidos com a melhoria de suas comunidades.

O Movimento já realizou mais de 700 Círculos de Diálogos com a participação de quase 40 mil pessoas, 360 Núcleos Locais de Trabalho, Oficinas de Elaboração de Projetos, Mostra de Projetos regionais e Congresso Nós Podemos Paraná.

O objetivo do Movimento em 2010 foi a municipalização das ações, implantando Núcleos Locais de Trabalho nos 399 municípios do Paraná.

Este trabalho foi realizado em parceria com instituições locais, prefeituras, instituições de ensino superior, bancárias, empresas, sindicatos, clubes de serviço, enfim, com a sociedade.

A última reunião de trabalho deste ano do Movimento ocorreu na manhã desta terça-feira na Celepar, com a participação de várias instituições. Além da assinatura do termo de adesão pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, seus integrantes trataram do planejamento para 2016.

GALERIA DE IMAGENS