Celepar avalia aplicação de soluções de identidade digital com uso de blockchain para serviços de governo no Paraná

Empresa foi ao mercado para trazer mais inovações aos cidadãos paranaenses e avaliará a plataforma CPQD
09/05/2023 - 08:50

A Celepar segue com o compromisso em buscar de forma contínua a inovação para serviços aos cidadãos paranaenses e também para a administração pública estadual. Para tanto, a empresa está avaliando uma aplicação de identidade digital descentralizada, baseada na tecnologia blockchain, para resolver o desafio da segurança na identificação de pessoas que acessam serviços públicos digitais. Esse é o objetivo da Prova de Conceito (PoC) que está sendo conduzida na Celepar, a partir de acordo de cooperação técnica firmado com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD).

Como funcionará o estudo

Com vigência de 6 meses, a PoC utilizará a plataforma CpQD iD e customizará um aplicativo de carteira digital. Ela funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital descentralizada de pessoas e empresas. Já o aplicativo de carteira digital permitirá ao usuário armazenar no smartphone, de forma cifrada, diversas credenciais registradas por emissores de documentos do setor público e/ou privado integrados à rede blockchain.

"Ao adotar a tecnologia blockchain e autenticações multifator, a intenção é resolver problemas relacionados a fraudes na identificação das pessoas, com a vantagem de que o cidadão é o dono dos seus dados e tem o poder de verificar, compartilhar e revogar o acesso a suas credenciais", afirma Jan Pereira, coordenador de projetos estratégicos na Celepar. "O objetivo é criar uma camada de confiança na internet para identificação, privacidade e segurança, baseada em blockchain, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, com isso, impulsionar os serviços de governo digital no Paraná e políticas de abertura de dados centrados no cidadão", acrescenta.

O que é Blockchain?

Blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável, ou seja, um registro contabilístico público que não pode ser alterado. Blockchain permite realizar transações e executar contratos de forma virtual de maneira segura sem intermediários. Essa tecnologia obtém segurança por meio de armazenamento distribuído, criptografia, marcações de tempo e assinaturas digitais.