Celepar avalia criação de curso voltado aos idosos para uso de internet em smartphones 12/08/2016 - 09:45

Com o objetivo de ampliar a inserção digital aos idosos, a Celepar pretende criar um módulo para o curso de Acesso à Internet e Redes Sociais, voltado ao ensino da utilização de internet em smartphones. A primeira ação ocorreu quarta-feira (10), quando idosos que foram certificados na primeira versão do curso, participaram de uma roda de conversa na empresa.

Esta iniciativa foi realizada para identificar os itens que os idosos possuem interesse em aprender, bem como quais as dificuldades sobre as principais funções do smartphone. Com base no resultado dessa roda de conversa, a empresa tem o intuito de criar um curso que seja eficaz e atenda as expectativas.

A ação teve início com o estudante da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Eron Moreno Chagas Rocha, que possui como tema de seu mestrado a capacitação de idosos para utilização de smartphones, “quero descobrir qual a melhor forma de ensinar os idosos a utilizar dispositivos móveis, para isso vamos formular um modelo de curso com base nesta pesquisa e verificar se essa forma de ensinar é a mais adequada, então surgiu a ideia de formular o curso aqui na Celepar por já possuir o curso voltado ao computador, o objetivo é implantar o curso em até 3 meses”.

Segundo Maria Aparecida, que já participou do curso de Acesso à Internet e Redes Sociais, é grande sua dificuldade em aprender a mexer no celular “eu não gosto de computador, tenho um tablet e um celular, por isso gostaria de fazer o curso para smartphones, seria mais útil para mim, acho muito difícil mexer no celular porque me confundo com tantos botões, tenho a ajuda da minha filha e do meu neto, mas eles estão sempre ocupados, gostaria de aprender a mexer sozinha”.

Após a roda de conversa para identificar as necessidades e expectativas dos idosos o próximo passo para que o módulo para o ensino de navegação em smartphones seja criado é a realização de reuniões com os tutores do curso de Acesso à Internet e Redes Sociais.

GALERIA DE IMAGENS