Celepar comemora aniversário em ano de expansão internacional

Empresa estabeleceu dois escritórios internacionais e celebra 58 anos de história dedicada ao cidadão paranaense
Publicação
30/11/2022 - 18:27
Editoria

A primeira empresa pública de tecnologia do país, Celepar, celebrou hoje 58 anos de história dedicada ao cidadão paranaense. Em um ano repleto de realizações, a companhia teve a sua expansão internacional como um dos principais motivos para comemorar.

A cerimônia foi realizada na sede da empresa, e, entre as atrações, os participantes tiveram como experiência o acesso a um túnel imersivo que simbolizou o futuro tecnológico, a empresa também lançou seu novo “funcionário”, o robô Marvin, que teve seu nome eleito pelos colaboradores da empresa em enquete interna, seu nome é inspirado na franquia de livros do Guia do Mochileiro das Galáxias, o robô atenderá pessoas que visitarem a Celepar.

Representando o Governo do Estado no evento, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega disse que "a Celepar tem nos ajudado a fazer uma gestão moderna, eficiente e inovadora, em que estamos levando o desenvolvimento em todas as regiões do nosso Estado, inclusive, sendo protagonista. Hoje ultrapassamos o Rio Grande do Sul e somos a quarta economia do país, sem dúvidas, com uma grande contribuição da empresa, que está de parabéns".

"Temos muitos motivos para comemorar, como a nossa busca por mais parceiros que trazem novas oportunidades de negócio, novas metodologias de entrega de projetos e também em aumentar a nossa fábrica de software para entregar serviços com mais velocidade. Isso reflete uma nova Celepar, a Celepar do amanhã, que reinventa seus processos pensando em melhorar a vida do cidadão, além de proporcionar conexões em todas as esferas, inclusive, internacionais com os escritórios estabelecidos no Vale do Silício e em Portugal", celebrou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Tecnologia humana

O superintendente geral de inovação do Estado, André Telles marcou presença no evento e afirmou que “a tecnologia é essencial, mas não podemos esquecer do lado humano, a Celepar também é tecnopessoas, o que se torna a empresa um diferencial com uma qualidade técnica de altíssimo nível e que possui profissionais das mais diversas habilidades que constroem o futuro do Paraná".

Expansão internacional

Na esteira de atualização constante no universo tecnológico, a companhia desembarcou no início deste ano no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e inaugurou seu primeiro escritório internacional no Palo Alto, dentro da Startse University. Também em 2022, a Celepar também estabeleceu um escritório internacional em solo europeu, na capital portuguesa, Lisboa.

Esta iniciativa tem como objetivo gerar benefícios diretos e indiretos para a companhia, como marca e empresa inovadora, além do estreitamento das relações com clientes e colaboradores sobre soluções inovadoras globais, se conectando com o ecossistema de inovação internacional por meio de missões, sempre com um tema definido em uma vertical de governo, o que pode ajudar a elaborar mais serviços à sociedade.

História

Fundada em 1964 com o nome Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, a Celepar é a mais antiga empresa pública do Brasil, criada com a finalidade de prestar serviços de informática a todos os órgãos e entidades que integram a administração pública estadual.

Em 1965 a companhia adquiriu o seu primeiro computador. Entre os serviços que marcaram época, esteve o sistema de teleprocessamento para identidades, em 1980, pioneiro na identificação de RGs duplicados, e o recadastramento eleitoral em 1986, feito em tempo recorde, no qual os cidadãos paranaenses foram os primeiros do País a receberem os novos títulos de eleitor.

Mais recentemente, em 2019, a Celepar lançou a plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), solução pioneira no Brasil que possibilita ao cidadão acessar de forma ágil e inteligente mais de 600 serviços do Governo do Estado.