Celepar completa 57 anos de história dedicada à sociedade paranaense

Aniversário da companhia é marcado por lançamentos de soluções voltadas ao público interno
Publicação
23/11/2021 - 17:25
Editoria

A primeira empresa pública de tecnologia do país completou 57 anos de história dedicadas à sociedade paranaense nesta terça-feira (23). Para celebrar esta data histórica, a Celepar realizou um evento online com vários lançamentos voltados aos colaboradores da companhia.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva parabenizou a Celepar pelos seus 57 anos. "A companhia e seus colaboradores representam o orgulho do Paraná, pois está presente com a na vida dos paranaenses com a tecnologia, prestando todo o suporte para que as políticas públicas possam chegar ao nosso cidadão. O governador Carlos Massa Ratinho Junior tem colocado muita energia na empresa, e dado condições para que a Celepar siga avançando em novas soluções. É nítida a transformação que a companhia passa, sob a liderança do presidente Leandro Moura em conjunto com a dedicação de todos os celeparianos”, finalizou.

O superintendente geral de inovação do Estado (SGI), Marcelo Rangel reforçou o profissionalismo, o dinamismo e também os serviços prestados pela instituição. "São 57 anos de um grande trabalho, temos que lembrar que todos os dias milhões de paranaenses recebem serviços de tecnologia e inovação prestados por este tão importante órgão. A Celepar tem reconhecimento nacional e também internacional por tudo o que tem realizado ao longo de sua história, uma vez que coloca em prática diversos aplicativos e sistemas pensados e idealizados por grandes equipes técnicas e também administradores públicos”.

Rangel enalteceu ainda que "a SGI encontra na Celepar uma aliada o braço direito para tirar do papel grandes ideias, demandas da população e projetos do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e, assim, oferecer cada vez mais serviços melhores e inovadores ao cidadão paranaense”.

“Este tem sido um mais um ano desafiador para a empresa, mas, a expertise de grandes mentes em nossa companhia somadas com a união entre os nossos clientes dentro do Estado, bem como as inúmeras parcerias realizadas ao longo deste ano, conseguimos em meio a pandemia transformar desafios em novos serviços, que traduzem tantos motivos para celebrarmos este aniversário”, celebrou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Nova missão, visão e propósito

Com 57 anos de existência, a Celepar precisou se adaptar à realidade ao longo da história e continuar desenvolvendo serviços de acordo com as demandas da sociedade paranaense, com o foco no amanhã. A partir de hoje, a empresa trouxe como propósito existir para melhorar a vida do cidadão e também das pessoas com novas soluções. Além disso, a missão foi atualizada para prover inovações e serviços tecnológicas à sociedade, com a visão de ser a melhor companhia pública de tecnologia do país.

“Estas atualizações também vem ao encontro da meta passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, de transformar o Paraná no Estado mais inovador do país”, lembrou Moura.

Mais lançamentos

A empresa lançou também o Celepar app, aplicativo voltado ao público interno da companhia, que possui serviços como o registro de ponto online, acesso ao contracheque, cartões de visita digital e que futuramente contemplará serviços focados nos benefícios estendidos aos colaboradores.

Uma outra novidade foi o anúncio de novas possibilidades de trabalho na empresa, com atuação híbrida e também remota. “Passamos por um período intenso, tivemos que nos reinventar para continuarmos realizando entregas de outras formas em meio a uma pandemia, e neste período, experimentamos novas possibilidades de trabalho em nossa empresa que deram certo. Por isso, estendemos as possibilidades de trabalho híbrido e remoto na Celepar”, informou Leandro Moura.

Banco de Ideias

Lançado no aniversário da Celepar no ano passado, o projeto interno denominado Banco de Ideias, nascido com o objetivo de incentivar os seus colaboradores a desenvolver suas ideias possibilitando trazer soluções inovadoras para a gestão pública, chegou ao final do primeiro ciclo, com dois projetos finalistas: Paraná Visão Computacional, voltado à detecção de armas utilizando inteligência artificial, e Desenvolvimento Eficiente de Aplicações web, que consiste em formar equipes com especialistas em suas áreas de formação para construir soluções com mais agilidade.

“Criamos esse projeto para incentivar as mentes dos talentos que temos em nossa casa. Ao promovermos a cultura de inovação com ideias inovadoras, podemos criar novos serviços para a administração pública. Vale lembrar que esta iniciativa tem ciclo contínuo na Celepar, oportunidade em que hoje premiaremos o projeto vencedor”, reforçou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

História

Fundada em 1964 com o nome Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, a Celepar é a mais antiga empresa pública do país, criada com a finalidade de prestar serviços de informática a todos os órgãos e entidades que integram a administração pública estadual.

Em 1965 a companhia teve o seu primeiro computador, entre os serviços que marcaram época, esteve o sistema de teleprocessamento para identidades, em 1980, pioneiro na identificação de RG's duplicados, e o recadastramento eleitoral em 1986 feito em tempo recorde, onde os cidadãos paranaenses foram os primeiros do país a receberem os novos títulos de eleitor.

Mais recentemente, em 2019, a Celepar lançou a plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), solução pioneira no país que possibilita ao cidadão acessar de forma ágil e inteligente mais de 600 serviços do Governo do Estado.