Celepar conclui alteração no sistema de informática do Porto Seco de Cascavel

    O sistema de informática desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar)
Publicação
23/09/2011 - 08:40
Editoria
O sistema de informática desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), especificamente para o Porto Seco de Cascavel, foi apresentado aos fiscais da Receita Federal do Brasil. Na apresentação da solução, além dos fiscais da Receita, estiveram presentes funcionários da Codapar e do Porto Seco e o representante dos empresários paraguaios. A Celepar esteve representada pelo analista de informática Edison Luiz Gomes Mendes (DIDES-E1).

Segundo ele, o papel da empresa paranaense na visita à Cascavel foi apresentar as pequenas alterações efetuadas no sistema de informática do Porto, com o objetivo de deixá-lo tecnologicamente apto a funcionar. “Coube à Celepar implantar a solução para o acompanhamento e a movimentação da carga no Porto: cadastro e registro na portaria e recepção, fiscalização, identificação, classificação e localização – em caso de carga retida pela Receita Federal”, explicou Mendes.

Compete também à Celepar fazer a manutenção desse sistema periodicamente. “Nosso trabalho foi cumprido em tempo hábil. Agora, por parte da Celepar, o Porto está pronto para funcionar”, afirmou Mendes, acrescentando ainda a importância do funcionamento deste local na importação e exportação de mercadorias. “Sem o funcionamento do Porto Seco a mercadoria deve ir até o porto de Paranaguá e receber a liberação. Quando esse trabalho pode ser adiantado em Cascavel a carga segue direto para o navio, é muito mais rápido e ágil”. Desde 2009, quando um incêndio destruiu o barracão do Porto Seco de Cascavel, o lugar estava inativo.

GALERIA DE IMAGENS