Celepar contribui com projeto de transparência do Governo do Paraná

Celepar contribui com projeto de transparência do Governo do Paraná
Publicação
26/03/2019 - 17:24
Editoria

A Celepar passará a acessar e disponibilizar as informações das bases de dados dos sistemas de responsabilidade da Jucepar para que o Observatório Paraná faça o cruzamento destas informações com outras bases de dados do Poder Executivo Estadual, permitindo a identificação de situações atípicas em áreas sensíveis da administração pública.

O acordo de cooperação técnica foi assinado segunda-feira (25) com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar). A assinatura do acordo vai garantir o aprimoramento e a adoção de inteligência nas avaliações e análises conduzidas pelo Observatório da Despesa Pública (ODP) Paraná e dar maior efetividade à cessão de informações à Controladoria.

Para o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, o acesso às informações será impactante para a transparência das ações do governo. Ele supôs que se um servidor público for sócio de uma empresa que presta serviço ao governo, essa informação será identificada e comunicada ao setor responsável, para então ser corrigida.

O presidente da Junta Comercial, Marcos Rigoni, ressaltou que o Estado tem a obrigação de ser transparente ao contribuinte, ao cidadão, ao eleitor. “A Junta Comercial faz parte do mesmo time do governo. O que for necessário para que as atividades se tornem mais seguras, estaremos à disposição para colaborar”, afirmou.

Allan Costa, diretor-presidente da Celepar, destaca que a transparência é essencial no Governo do Estado. "Ao disponibilizarmos os dados de forma transparente ao poder executivo, facilitamos a mensuração e tomadas de decisão, possibilitando também maior controle e melhor gestão destas informações".

Observatório

Observatório da Despesa Pública do Paraná é uma unidade permanente da Controladoria que tem como objetivo a produção de informações estratégicas voltadas à melhoria do controle e monitoramento das ações do poder executivo, além de disponibilizar informações e indicadores gerenciais de desempenho e de identificação de situações atípicas.

Os resultados gerados pelo Observatório servem como base para a realização das atividades de monitoramento e acompanhamento que serão conduzidas pela Controladoria Geral do Estado, além de para informar os gestores públicos sobre situações que possam constituir irregularidades de modo a prevenir a sua ocorrência, gerando também indicadores relativos à correta execução dos gastos públicos.