Celepar dá início a trabalho de implantação da rede Blockchain no Paraná

A tecnologia permitirá o desenvolvimento de serviços mais ágeis, seguros e confiáveis
Publicação
14/12/2021 - 16:23
Editoria

Neste mês a Celepar iniciou os trabalhos de implantação da rede Blockchain do Estado do Paraná. Para a consolidação desta iniciativa, também foi discutido o início da capacitação de profissionais da Celepar para participar na implantação desta ação. A rede Blockchain permitirá registrar transações e fornecer maior segurança, confiabilidade e transparência.
Alguns dos serviços que podem ser desenvolvidos a partir dessa tecnologia são o armazenamento e a autenticação de documentos digitais, a redução de fraudes e o apoio aos órgãos de controle, e o auxílio a cidades para compreender como a população faz uso de serviços públicos, com o objetivo de melhorar e automatizar este serviços.
Segundo o coordenador de Projetos Especiais e Inovação da Celepar, Jan Antonio Pereira, essa tecnologia auxiliará na transformação digital no Governo do Estado, municípios e clientes da empresa, além de permitir o desenvolvimento de novas soluções. "O cidadão será o principal beneficiado com a entrega de serviços públicos mais transparentes, seguros e automatizados", afirma.

 

Capacitação
O início das capacitações para a implantação da rede na Celepar está previsto para 2022, com 8 treinamentos disponibilizados aos profissionais de tecnologia e de mercado que trabalharão na implantação da rede Blockchain.
 

O que é Blockchain?
Blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável, ou seja, um registro contabilístico público que não pode ser alterado. Blockchain permite realizar transações e executar contratos de forma virtual de maneira segura sem intermediários. Essa tecnologia obtém segurança por meio de armazenamento distribuído, criptografia, marcações de tempo e assinaturas digitais.