Celepar desenvolve aplicativo pioneiro para a área portuária 06/09/2016 - 16:00

A Celepar, em parceria com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), desenvolveu um aplicativo pioneiro na área de fiscalização Portuária, que permite o registro de não conformidades de diversas naturezas, através de dispositivo móvel. As não conformidades são ocorrências de natureza ambiental, operacional, segurança do trabalho, entre outras, que não estão de acordo com as normas portuárias.

Como Autoridade Portuária, a APPA é responsável pela fiscalização da área portuária e prestação de contas desta à sua agência reguladora, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Além de relatar as ocorrências de não conformidades e as ações tomadas para seu saneamento, alguns casos mais graves ou sem atuação por parte do autor, são encaminhados para avaliação do diretor presidente, que pode enviar à ANTAQ, que atua no sentido punitivo diretamente.

Idealizado e solicitado pelo diretor-presidente da APPA, Luiz Henrique Dividino, a utilização de dispositivo móvel para o registro comprobatório da não-conformidade objetiva a rapidez e a praticidade que a fiscalização exige, principalmente numa área ampla e diversificada como a Portuária, não apenas no aspecto formal / legal, como no físico.

O aplicativo, denominado Apontamentos de Não Conformidades, possui um caráter educacional e disciplinador que visa a comunicação do fato aos responsáveis para que providências sejam tomadas para a regularização da situação, bem como permite esta comunicação aos outros níveis envolvidos no processo, como a Presidência e a ANTAQ. Todo este trâmite ocorre via e-mail e, segundo a coordenadora da equipe desenvolvedora, Sílvia Oliveira, da Coordenação de Sistemas de Informação (COSIN-A5), “até então, o trâmite era manual e moroso. A ferramenta desenvolvida trouxe rapidez e transparência ao processo”.

A solução possibilita anexar fotos ou vídeos comprobatórios que são enviados aos responsáveis (autor) pela não conformidade, bem como para setores específicos na APPA, de acordo com a natureza da ocorrência (operacional, ambiental, segurança do trabalho). O acompanhamento das ações para saneamento não é foco do aplicativo, mas possibilita registro destas, bem como a avaliação da área da APPA que realiza a fiscalização e o repassa às autoridades e ANTAQ, se necessário. “Isso agiliza a tomada de providências por parte do autor da não conformidade e das respectivas áreas da APPA, além de possibilitar o envio das informações também para a agência reguladora (ANTAQ). Desta forma, o aplicativo contribui para que a APPA cumpra de forma mais efetiva seu papel de fiscalização, visando o atendimento às normas das atividades portuárias” explica Silvia. Além dos encaminhamentos via e-mail, a manutenção das informações e relatórios gerenciais estão disponíveis no Portal de Informações da APPA – Infoger.

Os analistas responsáveis pelo aplicativo são Cassiano Marin Beltrame, David Augusto Marcelino Veiga e Rodrigo Pickcius, todos da COSIN-A5. Obtiveram apoio tecnológico da COSIN-B1 (área de desenvolvimento Mobile) que compartilhou com a área a experiência adquirida em outros projetos e também iniciaram o processo de disseminação do conhecimento do desenvolvimento de projetos Mobile pelas áreas de negócio. Para David, participar do projeto foi muito interessante. “É um sistema novo, não existe em nenhum porto do Brasil, somos a vanguarda, não é apenas fiscalização, esperamos que com esse serviço melhore o fluxo de informações e a comunicação entre os órgãos”.

Como funciona

O aplicativo móvel pode ser utilizado também off-line. Ao se deparar com uma não conformidade, o usuário poderá tirar fotos ou gravar vídeos, categorizar de acordo com sua natureza, indicar o tipo de infração, local e identificar o autor. É possível também complementar as informações através de digitação de texto ou gravação de áudio.

A não conformidade é salva no aplicativo e é possível sua edição até que o usuário faça o envio, que pode ser de uma única ocorrência ou em lote. As informações sobre o tipo de infração, o local e o responsável pelo autor estão previamente cadastradas e, durante o envio (upload) de uma não conformidade do aplicativo para o banco de dados, é feita a atualização destes dados, em caso de alterações ou novas informações.

Após o envio dos dados via aplicativo, o sistema dispara um e-mail para o autor da não conformidade e um para a área da APPA responsável por analisar o fato, com a descrição da ocorrência, texto padrão relativo a regulamentação e link para detalhamento.

Cada autor (Operador, Agente ou Terminal) cadastrado poderá conter vários responsáveis vinculados. O responsável na APPA, definido de acordo com a natureza da não conformidade, recebe o e-mail, acompanha, marca o apontamento como resolvido, finalizando o processo, ou dá prosseguimento. Neste caso, um e-mail será disparado para avaliação do presidente da APPA, que define o envio ou não do processo para a ANTAQ.

O aplicativo foi disponibilizado na PlayStore para o sistema operacional Android, sua utilização somente é realizada por usuários pré-cadastrados pela APPA.

Equipe

A equipe envolvida no desenvolvimento e atendimento da solução é formada por Cassiano Marin Beltrame, David Augusto Marcelino Veiga, Rodrigo Pickcius e Silvia Angélica de Oliveira, (COSIN A-5); Camila Regina Furlan, Joserley Barbosa de Oliveira, Luiz Ivan Bontorin Ceccon, Marcelo Heck e Moises do Carmo Ribeiro Junior (COSIN-B1); Marília Malucelli Barbosa (GAC); Claudette Morás, Diogo Bauer e Elaine Toyoshima (GSI-B).

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