Celepar desenvolve nova versão do Sistema Gestor do Espaço Cidadão para a Secretaria de Assuntos Estratégicos 13/12/2013 - 16:00
O anúncio da implementação dos módulos de cursos e relatórios gerenciais do Sistema Gestor do Espaço Cidadão que entrou em operação em novembro, foi feito pela Celepar e a Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE). A solução apresenta também uma nova interface.
O secretário Edson Casagrande parabenizou todos os envolvidos no projeto, e destacou que com a adoção do relatório gerencial será possível à SEAE obter informações para elaborar um ranking de serviços acessados e criar um melhor relacionamento com os usuários.
Ele frisou ainda a importância do Espaço Cidadão, local onde a população tem acesso a diversos serviços e informações do Governo do Estado. Segundo Casagrande, o projeto passa por um processo de melhoria contínua, “voltado a atender cada vez com mais eficácia à população".
A Celepar, como explicou o presidente Jacson Carvalho Leite, tem entre os seus papéis, o de fomentar modernidade à gestão pública estadual, por meio das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação. “Neste caso específico, a parceria com a SEAE é voltada ao cidadão paranaense, que passa a dispor de um local público estruturado para receber serviços cada vez mais qualificados”.
Treinamento a distância
Para explicar as novidades aos atendentes dos mais de 300 telecentros, as equipes da Coordenação de Suporte ao Atendimento a Clientes (COSAC) e da Divisão de Infraestrutura de Redes (DIRED) editaram um vídeo com a participação do secretário Edson Casagrande e do analista Marcelo Henrique Dias Abreu.
A coordenadora da COSIN – A4, Juliana Wosniak, afirmou que o objetivo desta nova versão é “prover melhorias na solução para gerenciamento e acompanhamento dos Espaços Cidadão, além de propiciar informações de Business Intelligence (BI)”.
O analista responsável pelo projeto, Marcelo Abreu, apontou que “os relatórios ficaram dinâmicos e a nova interface do sistema facilita a navegação”.
A capacitação do novo sistema foi feita pela modalidade de ensino a distância (EaD), implementada em conjunto com a Escola de Governo. Segundo a técnica de suporte ao atendimento a cliente, Jussara Carniere, “a equipe elaborou um texto explicativo e um vídeo instrucional via plataforma moodle para o treinamento EaD.” Outra novidade disponibilizada, foi a criação de fóruns para debater e trocar informações sobre os cursos.
De acordo com a coordenadora de atendimento a cliente, Luciana Becker, o lançamento da nova versão do Sistema Gestor de Espaço Cidadão, “é um divisor de águas neste projeto que é essencial para o Paraná, pois abrangem instâncias significativas que vão desde o cidadão interagindo com o Espaço Cidadão, o município com o Estado, indo até os parceiros de outros setores que disponibilizam cursos para a comunidade”.
Luciana frisou ainda que o sistema e o BI disponibilizarão informações relevantes para a tomada de decisão da SEAE.
Segundo a chefe de gabinete da SEAE, Clecy Cavet, “aguardávamos ansiosamente um sistema gestor que permitisse avaliar o desempenho de cada Espaço Cidadão, garantindo melhorias contínuas na promoção de cursos e atividades, o tornando dinâmico e com vida”.
O projeto
Os antigos telecentros foram transformados em espaços abertos ao cidadão, para que a população tenha oportunidade de investir em seu próprio desenvolvimento, além de disponibilizar acesso a diversos serviços prestados pelo governo, tais como informações e consultas para emissão de documentos, serviços de água e luz, Detran, Previdência Social, Programação Cultural, entre outros.
Dentro deste trabalho que envolveu várias áreas da companhia, coube à Divisão de Gestão dos Núcleos Regionais (DINUC) repassar as informações sobre os telecentros, atendentes e links de dados para efetuar a migração para a nova versão do Sistema Gestor do Espaço Cidadão.
Esta ação conjunta entre o Governo do Estado, prefeituras, associação de bairros e comunidades organizadas, oferece ao cidadão uma estrutura completa, com computadores, links de acesso à internet com fibra óptica e possibilidades de aperfeiçoamento profissional através de cursos de capacitação.
As conferências via web é outro diferencial do Espaço Cidadão. Elas são transmitidas mensalmente aos alunos do ensino médio, jovens prestes a ingressar no mercado de trabalho, e estão focadas em carreiras e profissões.
O secretário Edson Casagrande parabenizou todos os envolvidos no projeto, e destacou que com a adoção do relatório gerencial será possível à SEAE obter informações para elaborar um ranking de serviços acessados e criar um melhor relacionamento com os usuários.
Ele frisou ainda a importância do Espaço Cidadão, local onde a população tem acesso a diversos serviços e informações do Governo do Estado. Segundo Casagrande, o projeto passa por um processo de melhoria contínua, “voltado a atender cada vez com mais eficácia à população".
A Celepar, como explicou o presidente Jacson Carvalho Leite, tem entre os seus papéis, o de fomentar modernidade à gestão pública estadual, por meio das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação. “Neste caso específico, a parceria com a SEAE é voltada ao cidadão paranaense, que passa a dispor de um local público estruturado para receber serviços cada vez mais qualificados”.
Treinamento a distância
Para explicar as novidades aos atendentes dos mais de 300 telecentros, as equipes da Coordenação de Suporte ao Atendimento a Clientes (COSAC) e da Divisão de Infraestrutura de Redes (DIRED) editaram um vídeo com a participação do secretário Edson Casagrande e do analista Marcelo Henrique Dias Abreu.
A coordenadora da COSIN – A4, Juliana Wosniak, afirmou que o objetivo desta nova versão é “prover melhorias na solução para gerenciamento e acompanhamento dos Espaços Cidadão, além de propiciar informações de Business Intelligence (BI)”.
O analista responsável pelo projeto, Marcelo Abreu, apontou que “os relatórios ficaram dinâmicos e a nova interface do sistema facilita a navegação”.
A capacitação do novo sistema foi feita pela modalidade de ensino a distância (EaD), implementada em conjunto com a Escola de Governo. Segundo a técnica de suporte ao atendimento a cliente, Jussara Carniere, “a equipe elaborou um texto explicativo e um vídeo instrucional via plataforma moodle para o treinamento EaD.” Outra novidade disponibilizada, foi a criação de fóruns para debater e trocar informações sobre os cursos.
De acordo com a coordenadora de atendimento a cliente, Luciana Becker, o lançamento da nova versão do Sistema Gestor de Espaço Cidadão, “é um divisor de águas neste projeto que é essencial para o Paraná, pois abrangem instâncias significativas que vão desde o cidadão interagindo com o Espaço Cidadão, o município com o Estado, indo até os parceiros de outros setores que disponibilizam cursos para a comunidade”.
Luciana frisou ainda que o sistema e o BI disponibilizarão informações relevantes para a tomada de decisão da SEAE.
Segundo a chefe de gabinete da SEAE, Clecy Cavet, “aguardávamos ansiosamente um sistema gestor que permitisse avaliar o desempenho de cada Espaço Cidadão, garantindo melhorias contínuas na promoção de cursos e atividades, o tornando dinâmico e com vida”.
O projeto
Os antigos telecentros foram transformados em espaços abertos ao cidadão, para que a população tenha oportunidade de investir em seu próprio desenvolvimento, além de disponibilizar acesso a diversos serviços prestados pelo governo, tais como informações e consultas para emissão de documentos, serviços de água e luz, Detran, Previdência Social, Programação Cultural, entre outros.
Dentro deste trabalho que envolveu várias áreas da companhia, coube à Divisão de Gestão dos Núcleos Regionais (DINUC) repassar as informações sobre os telecentros, atendentes e links de dados para efetuar a migração para a nova versão do Sistema Gestor do Espaço Cidadão.
Esta ação conjunta entre o Governo do Estado, prefeituras, associação de bairros e comunidades organizadas, oferece ao cidadão uma estrutura completa, com computadores, links de acesso à internet com fibra óptica e possibilidades de aperfeiçoamento profissional através de cursos de capacitação.
As conferências via web é outro diferencial do Espaço Cidadão. Elas são transmitidas mensalmente aos alunos do ensino médio, jovens prestes a ingressar no mercado de trabalho, e estão focadas em carreiras e profissões.