Celepar desenvolve novo sistema de registros criminais para o Instituto de Identificação do Paraná 28/02/2014 - 18:03
O Sistema de Registros Criminais (SRC), desenvolvido pela Celepar, representa um marco para todo o Estado do Paraná em termos de inovação tecnológica, padronização e quebra de paradigmas. Esta ferramenta foi concebida inicialmente para atender uma demanda específica do Setor Criminal do Instituto de Identificação do Paraná, porém também se demonstrou como uma solução de apoio muito importante para a definição de papéis e atribuições, definição e estabelecimento de atividades assim como na implantação de processos no Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) para possibilitar, além do controle efetivo dos registros criminais, a disponibilização de informações íntegras e confiáveis.
O diretor do IIPR, Newton Tadeu Rocha, destacou a evolução do sistema, e afirmou que o SRC é “uma grande ferramenta de apoio ao Instituto, que dispõe de informações íntegras e ágeis, proporcionando um melhor atendimento ao cidadão paranaense”.
A solução é um aplicativo web, desenvolvido a partir do conhecimento e experiência de profissionais capacitados da companhia em conjunto com o IIPR, que possibilitou a descentralização das informações fornecendo dados criminais atualizados, para um universo de 640
unidades policiais em todo o Estado do Paraná, através da integração com o Sistema de Investigação Policial.
O SRC também está integrado ao Sistema de Identificação Civil do Estado do Paraná (SIV), o que proporciona maior confiabilidade nas informações utilizadas e fornecidas pela ferramenta.
Essa solução foi disponibilizada para acesso através do portal do SESP Intranet e substitui o sistema antigo, desenvolvido em plataforma mainframe, e incluiu várias melhorias as quais podemos citar:
• Elimina a tramitação interna de arquivos em papel, com a substituição por arquivos
digitalizados em formato “.pdf” pesquisável;
• Possibilita a criação de processos bem definidos dentro da organização, estabelecendo
responsabilidades com atividades específicas dos setores envolvidos;
• Elimina o controle manual dos microfilmes e possibilita ao setor de microfilmagem o
controle e a classificação dos documentos;
• Implementa rotinas totalmente automatizadas o que possibilita cargas de ofícios agendadas,
em horários flexíveis, para os servidores de aplicação da Celepar ;
• Viabiliza a rapidez na transcrição dos dados, disponibilizando a visualização dos oficios
dentro da própria aplicação em formato digital;
• Disponibiliza relatórios de acompanhamento e de produtividade o que facilita uma gestão
mais eficaz no que diz respeito ao andamento das atividades realizadas;
• Alivia a sobrecarga das máquinas utilizadas no setor criminal, pois para a transcrição dos
dados no sistema antigo os usuários tinham que abrir diversos sistemas (SIV, SRC, os
ofícios em formato “.tiff”, e uma ferramenta para OCR);
• Automatiza rotinas de liberação de registros, que necessitam de intervenção do setor
criminal, para a liberação da impressão de Atestado de Antecedentes Criminais pelos postos
policiais;
• Possibilita a integração com outros sistemas, inclusive com o INFOSEG, que é uma base de
consulta de informações de âmbito nacional.
Migração do Legado
Havia uma grande preocupação para a efetiva implantação do novo sistema e para que se tornasse
viável seria necessário a migração dos dados legados, assim como a conversão e carga de todos os
arquivos (ofícios) armazenados antigamente em formato “.tiff”. Para isso houve um grande esforço
da Celepar, em conjunto com o IIPR, para realizar a migração dos dados legados, visto que o
sistema antigo se utilizava de outra plataforma (Natural/Adabas). Foi estabelecido um cronograma
para que a Celepar pudesse organizar uma “força-tarefa” com intuito de realizar a conversão destas informações.
Após a conclusão da etapa de conversão dos dados e também da migração do legado com sucesso o
sistema pôde ser implantado e já está em uso desde o início de dezembro de 2013.
Próximas etapas
A Celepar pretende realizar novas integrações com intuito de agilizar ainda mais o processo de
liberação das informações criminais pelo IIPR. Para os próximos meses já estão previstas as
integrações com o Sistema de Atividades Cartorárias, possibilitando o recebimento dos ofícios com
informações de inquéritos diretamente em meio digital, assim como a negociação com o Tribunal de
Justiça para que as informações de processos também sigam a mesma tramitação em meio digital.
Desta forma é possível agilizar a disponibilização e integração dos processos, garantindo um bom
atendimento, com maior rapidez, ao cidadão do Estado do Paraná.
Cliente: SESP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) / IIPR Instituto de Identificação do
Paraná (Setor Criminal)
Atendedor: Jair Fernandes
Coordenadora da equipe: Débora Ruedell
Gerente do Projeto: Karina Paula de Camargo Curcio
Analista Consultor: Ricardo Costa Guiraud
Equipe envolvida: Antonio Alexandre Lima de Carvalho, Cristiano Visnieski Alcantara, Eber de Mattos Camargo, Gina Cortes Dias Moraes de Almeida, Holiwod Borges Alves Ribeiro, Jan
Antonio Pereira, Joice Aparecida Gomes, Luiz Marcelo Baldi, Robson Ziviani.
Técnicos envolvidos: Elisabete do N Pontoni, Leandro Augusto Mossato, Maria Cristina Rocha P Lessi.
O diretor do IIPR, Newton Tadeu Rocha, destacou a evolução do sistema, e afirmou que o SRC é “uma grande ferramenta de apoio ao Instituto, que dispõe de informações íntegras e ágeis, proporcionando um melhor atendimento ao cidadão paranaense”.
A solução é um aplicativo web, desenvolvido a partir do conhecimento e experiência de profissionais capacitados da companhia em conjunto com o IIPR, que possibilitou a descentralização das informações fornecendo dados criminais atualizados, para um universo de 640
unidades policiais em todo o Estado do Paraná, através da integração com o Sistema de Investigação Policial.
O SRC também está integrado ao Sistema de Identificação Civil do Estado do Paraná (SIV), o que proporciona maior confiabilidade nas informações utilizadas e fornecidas pela ferramenta.
Essa solução foi disponibilizada para acesso através do portal do SESP Intranet e substitui o sistema antigo, desenvolvido em plataforma mainframe, e incluiu várias melhorias as quais podemos citar:
• Elimina a tramitação interna de arquivos em papel, com a substituição por arquivos
digitalizados em formato “.pdf” pesquisável;
• Possibilita a criação de processos bem definidos dentro da organização, estabelecendo
responsabilidades com atividades específicas dos setores envolvidos;
• Elimina o controle manual dos microfilmes e possibilita ao setor de microfilmagem o
controle e a classificação dos documentos;
• Implementa rotinas totalmente automatizadas o que possibilita cargas de ofícios agendadas,
em horários flexíveis, para os servidores de aplicação da Celepar ;
• Viabiliza a rapidez na transcrição dos dados, disponibilizando a visualização dos oficios
dentro da própria aplicação em formato digital;
• Disponibiliza relatórios de acompanhamento e de produtividade o que facilita uma gestão
mais eficaz no que diz respeito ao andamento das atividades realizadas;
• Alivia a sobrecarga das máquinas utilizadas no setor criminal, pois para a transcrição dos
dados no sistema antigo os usuários tinham que abrir diversos sistemas (SIV, SRC, os
ofícios em formato “.tiff”, e uma ferramenta para OCR);
• Automatiza rotinas de liberação de registros, que necessitam de intervenção do setor
criminal, para a liberação da impressão de Atestado de Antecedentes Criminais pelos postos
policiais;
• Possibilita a integração com outros sistemas, inclusive com o INFOSEG, que é uma base de
consulta de informações de âmbito nacional.
Migração do Legado
Havia uma grande preocupação para a efetiva implantação do novo sistema e para que se tornasse
viável seria necessário a migração dos dados legados, assim como a conversão e carga de todos os
arquivos (ofícios) armazenados antigamente em formato “.tiff”. Para isso houve um grande esforço
da Celepar, em conjunto com o IIPR, para realizar a migração dos dados legados, visto que o
sistema antigo se utilizava de outra plataforma (Natural/Adabas). Foi estabelecido um cronograma
para que a Celepar pudesse organizar uma “força-tarefa” com intuito de realizar a conversão destas informações.
Após a conclusão da etapa de conversão dos dados e também da migração do legado com sucesso o
sistema pôde ser implantado e já está em uso desde o início de dezembro de 2013.
Próximas etapas
A Celepar pretende realizar novas integrações com intuito de agilizar ainda mais o processo de
liberação das informações criminais pelo IIPR. Para os próximos meses já estão previstas as
integrações com o Sistema de Atividades Cartorárias, possibilitando o recebimento dos ofícios com
informações de inquéritos diretamente em meio digital, assim como a negociação com o Tribunal de
Justiça para que as informações de processos também sigam a mesma tramitação em meio digital.
Desta forma é possível agilizar a disponibilização e integração dos processos, garantindo um bom
atendimento, com maior rapidez, ao cidadão do Estado do Paraná.
Cliente: SESP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) / IIPR Instituto de Identificação do
Paraná (Setor Criminal)
Atendedor: Jair Fernandes
Coordenadora da equipe: Débora Ruedell
Gerente do Projeto: Karina Paula de Camargo Curcio
Analista Consultor: Ricardo Costa Guiraud
Equipe envolvida: Antonio Alexandre Lima de Carvalho, Cristiano Visnieski Alcantara, Eber de Mattos Camargo, Gina Cortes Dias Moraes de Almeida, Holiwod Borges Alves Ribeiro, Jan
Antonio Pereira, Joice Aparecida Gomes, Luiz Marcelo Baldi, Robson Ziviani.
Técnicos envolvidos: Elisabete do N Pontoni, Leandro Augusto Mossato, Maria Cristina Rocha P Lessi.