Celepar desenvolve sistema de gerenciamento de projetos para a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 14/10/2011 - 17:46

O sistema de Gestão de Projetos Estratégicos - GPEg que possibilita o cadastramento de propostas, o acompanhamento da execução e o gerenciamento das prestações de contas dos projetos do programa extensão Universidade Sem Fronteiras (USF) – mantido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) –, está sendo desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para propiciar mais transparência e agilidade neste processo. Esse sistema está diretamente ligado ao plano de governo Beto Richa, voltado ao incentivo à inovação que valorize as instâncias municipais, regionais e locais; bem como ao estímulo da formação de grupos e redes de pesquisas temáticas e interdisciplinares; além da valorização da tecnologia da informação para as instituições de ensino superior.

Um treinamento sobre o funcionamento do GPEg foi oferecido aos representantes das universidades estaduais durante esta semana e contou com a presença do gerente do projeto, Glauco Schmidt (DIDES-E1). De acordo com ele, neste treinamento, os representantes das instituições puderam interagir com os módulos de cadastramentos já desenvolvidos, em especial com o cadastramento de propostas. As sugestões dos representantes serão consideradas no aprimoramento do sistema, afirma Glauco.

Para a pró-reitora de extensão e cultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, a iniciativa da Celepar e da SETI contribui para aprimorar o gerenciamento dos projetos. “O sistema otimiza os processos de submissão e acompanhamento das propostas e pelo que pudemos constatar não será difícil implantá-lo, é ágil e objetivo”, disse, elogiando também o envolvimento dos pró-reitores e a continuidade do programa, que consolida uma política de governo.

Segundo o coordenador do programa USF, Mário Luiz Antonello, a medida trará rigor ao acompanhamento dos projetos, definirá indicadores de produtividade e descentralizará as informações, ampliando a capacidade de gestão. “O objetivo é ter um coordenador em cada proponente, que passa a ser o contato não apenas do seu órgão de origem, mas também para outras instituições da região, podendo repassar as informações recebidas”, afirmou Antonello, explicando que o treinamento começou com as instituições estaduais, vinculadas à secretaria, mas irá atingir as universidades e institutos federais. Uma reunião com representantes dessas instituições já está marcada para o próximo dia 18 de outubro.

“Nós não tínhamos indicativos, agora, com o sistema interativo, além de acompanhar a execução dos projetos vamos avaliar os resultados e permitir que o reitor, os pró-reitores e diretores de extensão das instituições de ensino superior acompanhem as atividades realizadas, possibilitando também divulgar à sociedade os resultados obtidos”, afirma Antonello.

O responsável na Celepar pelo atendimento à SETI, Douglas José Peixoto Azevedo, destaca que a solução será útil para o governo, na medida em que propiciará uma transparência maior com relação aos projetos financiados pelo Fundo Paraná. “É um sistema fundamental não só para a SETI mas que poderá também vir a ser implantado em outras secretarias”.

Com esse novo sistema, será possível obter informações referentes aos recursos disponibilizados e seus resultados que, por sua vez, poderão servir como indicadores para futuras ações de Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SETI

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