Celepar desenvolve sistema para controle de doações e transfusões de sangue 15/02/2017 - 15:00

A Celepar desenvolveu o sistema Novosht, ferramenta que possibilitará o acompanhamento e o controle das doações e transfusões realizadas pelos Serviços de Hemoterapia e Serviços de Saúde do Paraná. O sistema está em fase de homologação pelos usuários e neste ano será implantado.

Segundo Marcia Nascimento, uma das analistas responsáveis pela solução, “o Novosht tem como objetivo manter a vigilância e a qualidade do sangue e hemocomponentes, nas esferas estadual, regional e municipal.” Para a definição do sistema participaram a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, alguns serviços de hemoterapia, e a Celepar.

Como funciona

O sistema mantém o controle sobre os serviços de hemoterapia coletores para evitar que doadores não permitidos doem sangue, controlando o destino das bolsas e permitindo a rastreabilidade, desde a doação até a transfusão.

A ferramenta efetua análises estatísticas qualitativas e quantitativas do sangue coletado e transfundido, permitindo a investigação epidemiológica dos casos de doenças transmissíveis, além de permitir o acompanhamento da trajetória do sangue no Estado desde a coleta, produção dos componentes sanguíneos e o destino de cada componente produzido que pode ter sido descartado ou cedido. Outra funcionalidade é a emissão do certificado de doadores fidelizados, que proporciona desconto em cinema e eventos instituídos por leis estadual e municipais.

GALERIA DE IMAGENS