Celepar desenvolve sistema que usa tecnologia de reconhecimento facial para controle de presença nas escolas

Solução busca reduzir o tempo utilizado para a chamada de 10 minutos para 30 segundos
Publicação
18/01/2023 - 14:43
Editoria

Está em fase de implantação a tecnologia desenvolvida pela Celepar que faz uso de reconhecimento facial para o controle de presença nas escolas. O projeto foi implantado em 423 escolas em sua fase inicial e chegará a 2 mil escolas com a implantação total.

A chamada nas escolas consome cerca de 7 a 10 minutos por dia, equivalente a cerca de 33 horas anuais por turma. A solução que utiliza reconhecimento facial foi testada em 80 escolas durante a fase piloto e comprovou a redução do tempo utilizado na chamada para, no máximo, 30 segundos.

O sistema faz uso de aplicativos já utilizados em escolas públicas do Paraná, como o app Escola Paraná Professores, também desenvolvido pela Celepar, atualmente utilizado para controle de turmas e alunos, conteúdo de disciplinas, controle de frequência, entre outras funcionalidades.

Além de reduzir o tempo para a realização da chamada, o cadastro das fotos dos alunos e a informação, em tempo real, da presença em sala de aula propiciam oportunidades como, por exemplo, instrumento de segurança dos alunos, pois seu registro de presença pode ser confirmado de modo online. O registro das imagens dos alunos também permite eventuais auditorias nos registros de chamada.