Celepar destina mais de R$ 2 milhões para incentivo à Cultura em 2020

A companhia é uma das principais incentivadoras de Curitiba, e direciona parte dos impostos que iriam para a Prefeitura Municipal a projetos culturais aprovados pela Fundação Cultural de Curitiba.
10/11/2020 - 16:48

Em 2020, a Celepar já disponibilizou cerca de R$ 2,19 milhões de reais para fomento cultural nas áreas de folclore, artes cênicas, artes visuais, música, patrimônio, audiovisual e literatura, abrangendo projetos criados e produzidos por artistas paranaenses.

O presidente da Celepar, Leandro Moura, destacou a relevância do incentivo à essas áreas. “Neste ano tão atípico e difícil para o mercado da cultura nós já disponibilizamos mais de 2 milhões à projetos das mais diversificadas linguagens artísticas, dando voz à cultura de nossa terra e valorizando a nossa arte. Pois acreditamos que a arte muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Nesse compromisso, seguimos fazendo a nossa parte”, afirmou Moura.

Esse incentivo se deve à renúncia fiscal de parte do ISS (Imposto Sobre Serviço), pelo mecanismo chamado Mecenato Subsidiado, previsto na Legislação do município. O imposto, que seria destinado aos impostos pagos à Prefeitura Municipal de Curitiba, é direcionado para projetos em diversas vertentes culturais da cidade.

Incentivo histórico

Já são 24 projetos financiados este ano, através da seleção artística da Fundação Cultural de Curitiba. Há mais de 20 anos, a Celepar apoia projetos anualmente através do incentivo financeiro, e já financiou aproximadamente 400 propostas na área de Cultura, em diferentes linguagens artísticas.