Celepar e Fiep fazem mapeamento inédito de governo digital

Com foco em soluções de governo digital, Observatório da entidade disponibiliza sua metodologia para a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná.
Publicação
20/05/2021 - 17:07
Editoria

Com o objetivo de estabelecer novos rumos na aplicação de ferramentas de governo digital, o Sistema Fiep está contribuindo no processo de planejamento estratégico da Celepar. Nesta quinta-feira (20), o diretor-presidente da Celepar, Leandro Victorino de Moura, reuniu-se com presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, no Câmpus da Indústria, em Curitiba, com para discutir o andamento do projeto e verificar possibilidades de novas parcerias.

Por um acordo de cooperação técnica firmado entre as partes, o Observatório Sistema Fiep, área que realiza estudos prospectivos, está aplicando sua metodologia para orientar o desenho do novo planejamento estratégico da Celepar. A intenção do trabalho é estabelecer estratégias de Governo Digital de longo prazo, possibilitando que a empresa estadual seja referência na transformação digital de serviços ao Estado do Paraná, formulando ações que possibilitem melhorias das operações do governo e de sua relação com a sociedade.

“A Celepar tem uma função importantíssima. Seu trabalho traz uma maior eficiência para o governo, e isso é benéfico para a indústria e para a sociedade”, afirmou o presidente do Sistema Fiep. "Sempre que a gente puder colaborar nesse sentido, principalmente em questões de planejamento, estamos à disposição com o conhecimento de nossos profissionais”, acrescentou. Carlos Valter lembrou, ainda, que o Observatório Sistema Fiep atua também na condução técnica do processo de construção do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que vai nortear as políticas da Secretaria estadual da Segurança Pública da área no Paraná pelos próximos 15 anos.

Para o diretor-presidente da Celepar, o trabalho em parceria com o Sistema Fiep vai contribuir na busca por novas soluções que permitam a oferta de serviços cada vez mais voltados ao cidadão, representando principalmente redução de burocracia. “Este é um trabalho ímpar, tenho certeza de que vai colocar não só a Celepar, mas todo o planejamento estratégico do Estado em outro patamar”, disse Moura.

O diretor administrativo-financeiro da Celepar, Pedro Carlos Carmona Gallego, que também participou da reunião, destacou que, até o momento, já foi realizado um levantamento do cenário atual da empresa. “Agora começamos a fase de efetivamente planejar o futuro”.

A gerente-executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza, afirmou que o tema de transformação digital, que cada vez mais faz parte da rotina do setor industrial, é importante também para o governo. “E é isso que estamos discutindo com a Celepar, para que ela assuma um papel ainda mais central na digitalização do governo do Paraná”.

Fonte: Agência Estadual de Notícias