Celepar e Governo do Estado promovem inclusão digital para pessoas idosas

A primeira turma do curso de smartphone para a terceira idade deste ano é de Colombo. Nele, os idosos aprendem a personalizar o celular, aumentar o volume, o tamanho das letras, editar e excluir contatos e, claro, ler e responder mensagens
Publicação
07/02/2022 - 17:09
Editoria

Foi realizada nesta quinta-feira (3) a formatura da primeira turma de 2022 do curso básico de smartphone para pessoas idosas. A iniciativa é da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), em parceria com a Celepar. A retomada do curso aconteceu em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O secretário Ney Leprevost destacou a importância de oferecer este benefício aos idosos já no início do ano. “O foco principal do projeto é estimular a autonomia e independência da pessoa idosa em suas atividades cotidianas, utilizando recursos de tecnologia da informação como forma de acesso à cidadania e qualidade de vida”, afirmou.

Trata-se de um curso rápido, com apenas 9 horas de duração, e realizado em três dias, sendo 3 horas a cada dia. Promovido em parceria com as igrejas e centros de convivência dos idosos, as aulas podem ser no período da manhã ou da tarde, sempre com um intervalo para um rápido lanche. As turmas são de no mínimo 20 e no máximo 40 pessoas. Ao final, os participantes recebem um certificado de participação.

No curso, que é ofertado de forma gratuita, através de uma parceria do Departamento da Política para a Pessoa Idosa (DPPI) da Secretaria, os idosos aprendem a personalizar o celular, colocar ou trocar o papel de parede, aumentar o volume, o tamanho das letras, editar e excluir contatos e, claro, ler e responder as mensagens.

Também fazem parte do aprendizado, a utilização das configurações do celular (data e hora, idioma, sons, papel de parede, tela de bloqueio e segurança, alarmes, acessibilidade, personalização de atalhos e contatos), fotografar, filmar, enviar filmagens, enviar fotos, localizar os arquivos gerados e excluir itens do celular.

"Ficamos muito contentes ao podermos retomar os cursos de forma presencial com todos os cuidados, tanto dos alunos quanto dos monitores envolvidos, seguindo os protocolos sanitários. Vale lembrar que temos muito orgulho deste projeto, pois já possibilitamos a inclusão de milhares de idosos no mundo digital”, celebrou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Ver a alegria dos idosos e sua sede de aprender é gratificante. Especialmente porque eles desejam cada vez mais estar em contato com seus familiares, enviar fotos, gravar e fazer chamadas de vídeo usando o celular”, afirmou Adriana Oliveira, chefe do DPPI.

Sérgio Oliveira, da Celepar, que instruiu os alunos idosos, destaca o retorno dos cursos. “É gratificante, porque a gente vê que as atividades estão sendo retomadas. Sempre tomando os cuidados e precauções necessárias. A gente vê o sorriso de cada um deles”, disse. Segundo ele, a ferramenta mais utilizada pelos participantes do curso é o WhatsApp.

“Tenho um neto de 5 anos que já sabe mexer com o celular como ninguém e eu, aos 70, só sabia ligar para falar com alguém ou para receber ligação. Agora já sei até como jogar dominó no aparelho. Também aprendi a direcionar bem a câmera para tirar fotos e gravar vídeos. Graças a Deus e a generosidade do Estado minha vida vai melhorar bastante. Estou feliz demais com isso”, afirmou Alberto dos Santos, que trabalha como pedreiro.

O mesmo entusiasmo foi demonstrado por Severina Maria Fernandes, de 73 anos. “Sou aposentada, não tenho condição de pagar um curso particular. Como a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho promoveu um curso gratuito, me interessei logo por ele. Gostei demais dos instrutores da Celepar e da metodologia de ensino deles, ficou fácil aprender”, disse Severina. “E ainda ganhei um Certificado. Meu ano novo já começou bem, estou muito animada”.

Ela contou que gosta muito de cozinhar, mas não sabia como encontrar as páginas e vídeos de receita no celular. “Agora que aprendi, vou até fazer alguns bolos para vender para a vizinhança e para aumentar minha renda mensal”, disse.

Para Gilmara Aparecida de Lima Amaral, 63 anos, presidente da Associação de Moradores do Monte Castelo, o curso foi uma lição de vida. “Eu não sabia direito como entrar no WhatsApp, postar no Facebook, nem mesmo fazer uma pesquisa. O aprendizado que o curso me trouxe vai facilitar a vida”, afirmou.

Conteúdo programático

Conhecer os dispositivos e seus recursos básicos de configurações e uso do telefone é ensinado no 1º dia. No segundo, os temas são acesso à internet e pesquisa, e-mail, YouTube e aplicativos. E, no último dia, o curso apresenta as redes sociais como WhatsApp e Facebook. A Celepar é responsável por disponibilizar os professores e preparar a apostila aos participantes.

Para participar

Para fazer o Curso Básico de Smartphone, basta se inscrever e comparecer às aulas com seu aparelho celular (smartphone) carregado e levando uma caneta para fazer anotações. A inscrição é realizada no próprio local onde é ministrado o curso, conforme orientação de seus organizadores e colaboradores locais.

Novo curso agendado

A Sejuf e a Celepar voltarão ao município de Colombo entre os 15 a 17 de fevereiro para mais um curso. Desta vez, será no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Jardim Adriana, na Rua Joaquim Rocha, 353 – Jardim Adriana. Inscrições serão feitas com a Vanusa pelo telefone (41) 3675-5995 ou pelo e-mail scfv.colombo.pr@gmail.com.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN/PR