Celepar e Secretaria para Assuntos Estratégicos falam sobre Rede399 no iBusiness Redetelesul 2016 11/03/2016 - 09:41

O secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, levou aos provedores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul as ações de fortalecimento do programa Rede399, componente das políticas de inclusão digital do Estado do Paraná. Flávio Arns participou do painel do evento iBusiness Redetelesul 2016 com o tema “Política – Governo do Estado do Paraná voltada aos Provedores de Internet Local” com o objetivo de ampliar a participação dos pequenos provedores no programa Rede399 – Internet para Todos.

“Levar a internet de qualidade para o cidadão em todo o Estado, incluindo digitalmente também o espaço rural, é um esforço coletivo. Somente somando esforços, ouvindo as partes e trabalhando em conjunto: governo, provedores e o terceiro setor - teremos sucesso. E a Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE) possui essa capacidade de articular entre os setores e propor soluções”, disse Arns, na sexta­-feira (04), em Foz do Iguaçu.

Celepar

Articulado pela SEAE e operacionalizado pela Celepar, o Rede399 entra em seu terceiro ano de execução com novos desafios, muitos deles apontados pelo levantamento básico em telecomunicação realizado em 10 municípios pelas regionais da companhia. Atualmente mais 20 municípios participam do levantamento. ”Podemos hoje acompanhar a realidade dos municípios, orientar ações e colaborar na melhoria de internet dos municípios participantes. Todos os municípios são elegíveis, basta manifestar interesse”, destacou Jeferson Pereira da Costa, gerente do programa na Celepar.

A Fomento Paraná e a Prefeitura de Ubiratã também se fizeram presentes no painel, reforçando a importância dos pequenos e médios provedores de internet para ampliar a Inclusão Digital no Paraná. No painel foram apresentados os casos de sucesso do programa, como Ubiratã, Balsa Nova e Turvo. Segundo a Fomento Paraná há recurso disponível para financiamento, basta o provedor buscar e possuir os requisitos necessários.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico Antônio Magron de Ubiratã relatou as vantagens e dificuldades de ter sido piloto do programa no estado e a satisfação atingida em uma rede de dados estável, de baixo custo e grande valia para o município: “Hoje temos internet sobrando e podemos definir onde disponibilizá-la em nossa rede”

O evento contou com a participação da Itaipu, através do Parque Tecnológico de Itaipu, da Anatel, BNDES, do Ministério das Comunicações, ABRANET e ABRINT, e foi organizado pela Redetelesul-Associação Nacional das Empresas de Solução em Telecomunicação e Internet.

Rede399

O programa Rede 399 – Instituído pelo Decreto 9.517, de 2 de dezembro de 2013 e revisado pelo decreto 3210/2015, sob coordenação da SEAE o programa visa introduzir um conjunto de ações voltadas a ofertar um assessoramento aos municípios. O objetivo é definir as melhores soluções tecnológicas que permitam a implantação de uma internet cidadã, com manutenção duradoura e de baixo custo, como previsto no objetivo programático, em ação conjugada entre os agentes governamentais, o setor privado e a sociedade civil.

GALERIA DE IMAGENS