Celepar e Unespar avaliam a implantação de novos serviços de TIC 10/04/2013 - 11:20

Para tratar da aplicação do Sistema de Gestão do Ensino Superior (Siges), solução integrada desenvolvida pela Celepar, diretores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estiveram na tarde de hoje (10) na empresa. Este sistema envolve os sete campi da instituição, sendo dois em Curitiba e cinco no interior do Estado, e viabiliza ao acadêmico, via internet, acesso a toda vida universitária, por meio do registro do número de matrícula.

Na mesma reunião, coordenada pelo diretor administrativo-financeiro da Celepar, Lucio Alberto Hansel, foram avaliadas também outras possibilidades de prestação de serviços de tecnologia da informação e comunicação à Unespar, como o expresso e-mail, data center e a utilização do call center, opções voltadas à racionalização e modernização das ações administrativas daquela instituição de ensino superior. Hoje, todas as universidades estaduais do Paraná são atendidas pela companhia.

Estiveram presentes na Celepar nesta quarta-feira, o vice-reitor da Unespar, Antônio Rodrigues Varela Neto, o pró-reitor de planejamento, Rogério Ribeiro, o diretor de TI, Márcio dos Santos e o assessor do reitor, Jorge Marcos dos Santos. Pela companhia, além de Lucio Hansel, participaram da reunião Douglas José Peixoto Azevedo, Rodrigo Quartieri Fernandes, Denis Alves da Silva, representantes da equipe técnica, e Sueli Teresinha Mena Barreto, da área financeira.

SIGES

O Sistema de Gestão do Ensino Superior (Siges) foi desenvolvido em 2009 em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e é coordenado pelo analista de informática Rodrigo Quartieri Fernandes. Ele assumiu o projeto em novembro de 2010, desenvolveu a área de protocolos e realiza a manutenção e as alterações necessárias para a melhoria do sistema.

Segundo Fernandes, além do controle acadêmico, outro módulo disponível no Siges é o de serviços ao aluno, que permite a emissão de documentos acadêmicos, o controle de disciplinas, consulta de notas ao boletim, consulta ao histórico, solicitação de protocolos e, inclusive, a renovação de matrícula nos períodos específicos.

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