Celepar é finalista do prêmio e-Gov 2012 18/09/2012 - 18:00

O desenvolvimento de dois projetos em específico garantiram à Celepar presença na lista de finalistas do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2012 (e-Gov 2012). Os trabalhos em questão são o Portal Móvel e Interativo do Governo do Paraná (M.PR.GOV.BR) e o Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias (SIGO). A premiação existe desde de 2002 e é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) juntamente com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os projetos

O Portal Móvel do Paraná é uma inovação que representa a modernização nas atuações de governo, contribuindo com uma administração pública mais eficiente. O portal disponibiliza uma série de informações e serviços públicos do Estado em uma página móvel e interativa, capaz de ser acessada, além dos meios tradicionais, através também de smartphones, tablets e outros dispositivos que possuam browser .

O diferencial deste trabalho é a conversão do sistema de catálogo de serviços do portal web do governo do Paraná para uma multiplataforma funcional. Atualmente, conta com 167 informações e serviços com foco no compartilhamento, cruzamento de dados e segurança.

O desenvolvimento do projeto foi realizado com base em critérios de comunicação, interoperabilidade, interatividade e usabilidade e, a página ganhou vida através da ferramenta de gestão de conteúdo utilizada pela Celepar para a construção de sites e portais. De acordo com Christianne Steil (GSCM), responsável pelo projeto, “a iniciativa visa a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, facilitando a interatividade através de soluções de TIC, sendo hoje um veículo de inclusão digital, participação cidadã e transparência”.

SIGO

A segunda indicação ao prêmio é consequência do desenvolvimento do SIGO, uma aplicação responsável pelo gerenciamento de atendimentos na ouvidoria geral do Estado do Paraná. A ideia surgiu em 2011, quando decidiu-se criar uma ferramenta capaz de atender as demandas e solucionar dificuldades no sistema. Hoje a ferramenta é capaz de: estabelecer um fluxo para a integração entre as ouvidorias, proporcionar uma comunicação transparente entre comunidade e Estado, possibilitar a integração entre os usuários do sistema e especialistas e melhorar a geração de relatórios, tudo isso com foco na simplicidade de uso.

O sucesso do projeto é demonstrado em números, em um ano foram registrados 40.264 novos atendimentos, que geraram 232.051 ações dos ouvidores e 39.952 contatos, entre respostas e informações repassadas para a comunidade. O responsável pelo sistema, João Alfredo Knopik Junior, avalia o desempenho do projeto através da aceitação obtida “Analisando os resultados podemos concluir que o sistema SIGO atingiu seus objetivos iniciais. O sistema está presente em 40 portais do Estado do Paraná, atendendo todas as secretarias Estaduais e demais órgãos, provando a alta adesão pelo uso do produto”.

A premiação

O prêmio e-Gov é entregue anualmente e segundo sua organização tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais. Além disso, busca divulgar iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, visem modernizar a gestão pública em benefício do cidadão.

Os trabalhos que estão concorrendo foram submetidos a análise da Fundação Instituto de Administração – FIA, da Universidade de São Paulo (USP) e, os nove vencedores da 11° edição do prêmio serão anunciados amanhã (19 de Setembro) durante a solenidade de abertura do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP). O evento que está sendo realizado em Gramado – RS está em sua 40° edição e vai até o dia 21.

O seminário tem como tema principal “Dados Abertos: Uma (R)Evolução do e-Gov” e proporciona aos seus participantes palestras, painéis, rodadas de negócios, oficinas e espaços para discussões de temas relevantes do setor de informática pública, tendo como público alvo os profissionais de TIC, gestores públicos, acadêmicos e instituições de pesquisas, além profissionais do setor privado.

GALERIA DE IMAGENS