Celepar é responsável por desenvolver Sistema de Bloqueio de Telemarketing 10/11/2015 - 16:40

Desde 2009, os usuários de telefonia fixa e móvel podem escolher entre receber ou não ligações de telemarketing graças ao Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (CBRLT), desenvolvido pela Celepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR).

O cadastro permite que os titulares das linhas telefônicas, pessoa física ou jurídica, bloqueiem seus números gratuitamente, além de ser possível solicitar a retirada do cadastro a qualquer momento. Depois de trinta dias, o bloqueio entra em vigor e os usuários que não sejam respeitados devem registrar a reclamação no Procon, com informações do dia, hora, nome do atendente e da empresa.

O sistema também auxilia as empresas a identificarem os números bloqueados, para evitar as multas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor que podem variar de R$ 212 a R$ 3,192 milhões. A relação com as linhas telefônicas pode ser consultada pelas empresas no próprio portal do Procon-PR, mas para ter acesso o fornecedor precisa se registrar no sistema e recuperar uma senha, além de não poder consultar números de outros Estados.

Como funciona

Para realizar o bloqueio do número telefônico, os usuários podem acessar o portal do Procon-PR (www.procon.pr.gov.br), ligar para 0800-411512 ou comparecer em uma das sedes municipais do Procon no estado. No momento do cadastro, o usuário receberá uma senha de acesso para adicionar ou cancelar números no CBRLT. No caso de desejar receber ligações apenas de uma determinada empresa, o consumidor precisa preencher um formulário específico autorizando o contato.

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