Celepar eleva o Paraná entre os Estados mais ágeis no envio de dados de trânsito para registro nacional

Empresa automatiza o envio de dados e estabelece posição de destaque em plataforma nacional de monitoramento

Publicação
25/08/2023 - 14:08
Editoria

Em ranking elaborado pelo Monitora Pnatrans, plataforma nacional que busca acompanhar e analisar os resultados das ações implementadas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) nos diferentes estados do Brasil, ao lado de Amazonas e Minas Gerais, o Paraná ganhou destaque em agosto como um dos estados mais ágeis no envio de dados sobre o tema com o trabalho desempenhado pela Celepar.

A empresa automatizou a coleta de dados sobre acidentes de trânsito por meio da integração com a base nacional de dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Através do Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU), desenvolvido pela própria companhia, os dados são enviados de forma eficiente, proporcionando um panorama mais abrangente da situação no trânsito, especialmente em estatísticas e acidentes.

Políticas públicas

Com dados precisos e atualizados, os órgãos de trânsito e governamentais podem tomar decisões embasadas para aprimorar a infraestrutura viária, planejar intervenções e implementar medidas de prevenção.

”Só com o engajamento e compromisso de todos os órgãos conseguiremos criar estatísticas confiáveis para direcionarmos políticas públicas efetivas”, alertou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

“Seguimos à risca o manual da Renaest para envio dos dados de forma ágil, facilitando a coleta e análise das informações, oferecendo subsídios importantes para melhorar a segurança viária. As informações permitem identificar pontos críticos, padrões de comportamento no trânsito e fatores de risco, possibilitando uma abordagem proativa na formulação de políticas públicas e campanhas de conscientização”, ressaltou o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa.

Monitora Pnatrans

O programa tem a intenção de acompanhar as atividades realizadas pelos órgãos signatários do plano, além de criar rankings de desempenho, de modo a dar ênfase aos órgãos que tiveram resultados de destaques, tanto positivos quanto negativos, no cumprimento de suas ações.