Celepar está entre as maiores empresas de governo do Sul do país. Ranking será lançado na noite de hoje em Curitiba 04/10/2012 - 17:06

O Paraná tem sete empresas estaduais entre as 500 maiores empresas da região Sul, segundo levantamento elaborado pela revista Amanhã, em parceria com a consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), consultoria especializada em serviços de auditoria e de assessoria tributária e empresarial. Quatro delas estão entre as 100 primeiras do Sul: Copel (6.º lugar), Sanepar (27.º), Agência de Fomento do Paraná (64.º) e Cohapar (92.º).

Também constam da relação a Ferroeste (na posição número 251), a Celepar (318) e a Centrais de Abastecimento do Paraná S.A. Ceasa (441). O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), centro de pesquisa ao qual o governo estadual é associado, por meio da Copel, aparece no ranking na posição de número 493.

O ranking será lançado em Curitiba na noite de hoje (04), a partir das 19 horas, no Business School, Shopping Estação, piso Tarsila. A publicação apresenta um panorama completo do ambiente empresarial da região Sul do Brasil. A relação é elaborada com base na análise dos balanços das empresas.

A revista Amanhã criou um índice próprio de avaliação, que é chamado de Valor Ponderado de Grandeza (VPG). Neste critério de avaliação, 50% é atribuído ao patrimônio líquido, 40% à receita bruta e 10% ao resultado (lucro ou prejuízo). Outros índices considerados na avaliação são a receita líquida, o endividamento geral, o crescimento da receita, a liquidez corrente, o capital de giro, o lucro líquido, a rentabilidade sobre a receita e a rentabilidade do patrimônio.

CELEPAR

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) é destacada no ranking da revista Amanhã como a companhia mais eficiente do Sul do país no setor de informática e automação. Segundo o presidente Jacson Carvalho Leite, a primeira empresa de informática do país fundada há 47 anos passou por uma grande reestruturação operacional e estratégica, e que a liderança no ranking é o reconhecimento do trabalho que está sendo feito. “Reorganizamos todo o sistema de governança, mas sempre com a preocupação de continuar tocando os projetos que já estavam sendo desenvolvidos”.

Entre os projetos criados pela atual gestão está o Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE), que vai usar tecnologia da informação para disponibilizar indicadores estratégicos para a administração estadual. “Com as nossas ferramentas de inteligência, podemos saber agora se o serviço está sendo prestado de maneira correta e onde está falhando, disponibilizando aos gestores públicos resultados para possíveis tomadas de decisão”, disse Jacson.

GALERIA DE IMAGENS