Celepar estará no Smart City Expo Curitiba 2019

Estatais do Paraná se apresentam no Smart City Expo Curitiba 2019
Publicação
15/03/2019 - 14:28
Editoria

Estatais do Paraná se apresentam no Smart City Expo Curitiba 2019

Copel, Sanepar e Celepar terão estandes e pesquisadores das estatais irão participar de palestras na segunda edição do evento
 
A segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba 2019, contará com a apresentação das ações desenvolvidas e criadas pelas empresas estatais do governo do Paraná. O evento, que será realizado no Expo Barigui nos dias 21 e 22 de março, deve mobilizar mais de 6 mil pessoas, representantes de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior.

O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site (www.smartcityexpocuritiba.com). O evento é chancelado pela FIRA Barcelona, organizador do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão. 

Além dos estandes de exposição onde a população poderá ter contato com as novidades tecnológicas e sustentáveis desenvolvidas pela Copel, Sanepar e Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), pesquisadores dessas importantes estatais irão ministrar palestras e participar de mesas redondas durante o evento a fim de abordar temas que vão ao encontro do desenvolvimento de smart cities em todo o território estadual.  

Maior empresa do Paraná, a Copel vai apresentar, na área de exposições, alguns de seus projetos desenvolvidos com tecnologia de ponta e foco no desenvolvimento sustentável. Na abertura do Smart City Expo Curitiba 2019, o superintendente da Copel Julio Shigeaki Omori participa – ao lado de outros cinco pesquisadores – da plenária “Da visão à ação: implementando projetos de cidades inteligentes e o papel das autoridades locais”.

Nesta mesa redonda, prefeitos e representantes de diferentes organizações darão sua visão de como levar os ideais da cidade inteligente para a vida real. Será uma chance de entender as barreiras de implementação que os projetos de cidades inteligentes têm e como enfrentá-los, aproveitando o papel de liderança dos governos locais e promovendo políticas coordenadas com outras autoridades públicas e partes interessadas. A plenária tem início previsto para as 10h30. 

Em seguida, a partir das 11h45, o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, participará de um debate sobre a realidade e os avanços almejados pelo governo do estado para tornar o Paraná um território ainda mais avançado e protagonista em desenvolvimento urbano aliado à tecnologia. 

No dia seguinte, 22, o diretor-presidente da Celepar e mentor de startups, Allan Costa, profere palestra, a partir das 14h30, sobre ecossistemas de desenvolvimento local e inovação. “A proposta é tratar sobre as ações idealizadas pela empresa que projeta um governo inteligente enfocando o desenvolvimento de ações que fomentem tecnologia em todas as áreas. Uma das ideias é a criação de uma plataforma de tecnologia aberta para empresários e os setores industrial e do agronegócio, iniciativa que busca transformar o Paraná no estado mais inovador do Brasil”, ressaltou Allan Costa.

No mesmo dia, mas pela manhã, a partir das 9h45, Gustavo Rafael Collere Possetti, gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, participa da plenária “Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital”. A proposta da mesa, que contará com a presença de outros cinco especialistas e pesquisadores, será explorar e debater como diferentes tecnologias podem beneficiar o gerenciamento de tráfego, serviços de informação, tomada de decisão pública ou serviços públicos, e como a transformação digital pode ser um direcionador de mudança para projetar e construir governos locais mais eficientes e serviços públicos mais responsivos. 
            
Sobre o Smart City Expo Curitiba 2019

Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão. 

O Smart City Expo Curitiba 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas.

A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. As 74 startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade. O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site.

A área de congresso está preparada para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigui, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. O preço dos ingressos até o dia 20 de março é de R$1.200,00 enquanto nos dois dias de evento será de R$1.500,00. Estudantes pagam meia entrada mediante comprovação. A compra pode ser efetuada por meio do site oficial do evento,  após a realização da inscrição.

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba - o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.