Celepar estrutura área de Internet das Coisas (IoT)

A inteligência de sistemas baseados em internet das coisas pode ser aplicada em diversas verticais como mobilidade urbana, saúde, segurança, logístico, agro, sistemas hídricos e elétricos
Publicação
01/06/2021 - 15:46
Editoria

A gerência de inovação da Celepar agora possui uma área de Internet das Coisas (IoT). A área foi oficialmente estruturada nesta terça-feira (1) e é composta por especialistas que estarão focados em buscar soluções para governo neste universo promissor, em especial com a vinda do 5G para o Brasil.

Estimam-se mais de 20 bilhões de dispositivos IoT até 2023. A inteligência de sistemas baseados em internet das coisas pode ser aplicada em diversas verticais como mobilidade urbana, saúde, segurança, logístico, agro, sistemas hídricos e elétricos.

“Quando pensamos sobre Internet das Coisas surgem alguns dispositivos, desde termostatos, até automóveis conectados à internet. Entretanto, se tratarmos em um contexto de governos inteligentes, veremos que a tecnologia pode revolucionar a maneira pela qual serviços governamentais entregam valor para os cidadãos”, explica o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Partindo de sistemas avançados de IoT, os sensores, quando conectados a “coisas”, permitirão que o mundo físico seja quantificado e avaliado de maneira precisa e em tempo real. São quase que ilimitados os benefícios e as aplicações que têm como base essa tecnologia que está  transformando o dia a dia das pessoas, proporcionando economia de tempo e de recursos, oferecendo novas oportunidades de crescimento, inovação e geração de conhecimento.