Celepar garante continuidade dos serviços na mudança do horário de verão 15/10/2011 - 12:00

A 37ª edição do horário de verão brasileiro terá início à zero hora de amanhã (16) e os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, encurtando a duração do dia. A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) se preparou para esta data duas semanas antes, verificando todos os equipamentos para mudança automática de data e horário. Além disso, nove empregados entre técnicos e analistas da Gerência de Monitoramento e Operações (GMO) e da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) estarão de plantão neste sábado para domingo, efetuando a manutenção dos registros nos sistemas.

Há 10 anos, Carlos Eduardo Amaro (GMO) participa da coordenação da operação do horário de verão na Celepar. O supervisor do Datacenter afirma que, nessa década, não lembra de ter vivenciado problema sério, de graves complicações, durante a mudança de horário dos sistemas. “No entanto, a equipe responsável está sempre de prontidão para atuar e corrigir possíveis imprevistos”.

Todos os ambientes serão paralisados por aproximadamente uma hora após a meia noite e, em seguida, serão reativados e testados, assegurando, assim, que funcionem corretamente e nada seja afetado. Ainda segundo Amaro, a Celepar estuda maneiras de realizar esta operação do horário de verão automaticamente sem precisar parar o funcionamento.

O coordenador de Tecnologia da Informação, Paulo César Berti (GTI), atua na coordenação da operação junto com Amaro. Ele explica que, após o Decreto Federal de 2008 definir o início do horário de verão a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano até a zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente (com exceção do ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de Carnaval, quando o encerramento da hora de verão será no domingo seguinte), a Celepar pôde trabalhar melhor nesta ocasião, efetuando a manutenção dos equipamentos com antecedência e preparando tudo para a mudança de horário.

Horário de verão

O horário de verão tem por objetivo aliviar as condições de operação do sistema elétrico interligado no período crítico do dia, entre 18 horas e 21 horas, quando a demanda coincidente e simultânea por energia atinge seus patamares mais elevados.

Isso acontece porque o adiantamento dos relógios também antecipa a demanda máxima de certas categorias de consumo, como a residencial, por exemplo: seu pico de demanda passa a ocorrer ainda com o dia claro, sem se sobrepor ao acionamento dos sistemas de iluminação pública, cujas lâmpadas se acendem automaticamente, acionadas por relés sensíveis à luminosidade ambiente.

Este domingo de 23 horas será compensado mais adiante, em 26 de fevereiro, com um sábado de 25 horas, marcando o término da vigência da medida.

GALERIA DE IMAGENS