Celepar implanta nova tecnologia para o armazenamento de segurança de dados 20/09/2011 - 17:44

Com o objetivo de ampliar a capacidade do serviço de cópias de segurança de dados, conhecido por backup, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) acaba de implantar uma nova solução que tornará o processo ainda mais ágil e seguro. O equipamento adquirido em duplicidade, denominado Virtual Tape Library (VTL), aumenta a quantidade e velocidade de gravação de fitas disponíveis para a execução da cópia, através da tecnologia de virtualização de fita, ou seja, as unidades de fita são criadas virtualmente em áreas de disco no equipamento, projetadas para simular os dispositivos como se fossem unidades físicas de fita.

Como o próprio nome diz, a VTL é uma biblioteca de fitas virtuais que contém associada a cada uma delas um servidor quadricore biprocessado. Estes servidores acessam o banco de dados com o catálogo do acervo de fitas, e as duas unidades comunicam-se através de uma conexão direta chamada Storage Area Network (SAN). A SAN utiliza fibra ótica na conexão, dessa forma, é possível reduzir o atual tempo de backup e restore. Afinal, a fibra ótica proporciona uma velocidade de tráfego de dados maior na transferência de dados.

Duas unidades de VTL foram adquiridas pela Celepar, compondo a solução que atenderá exclusivamente os dados vindos dos servidores “open system”. A duplicidade do equipamento, segundo o supervisor de equipe de backup da Celepar, Leandro Augusto Nóbrega Mazur, é para prover uma maior disponibilidade da solução no arquivamento da cópia dos dados. “Caso uma das VTL dê problemas, a segunda consegue perfeitamente operar pelas duas”. De acordo com Mazur, outro benefício desta solução é a adoção da tecnologia chamada “desduplificação de dados”, em que o espaço ocupado pelo backup é reduzido em alta velocidade.

As VTL's foram recebidas pela Celepar em junho de 2011. Desde então, a empresa efetuou as configurações necessárias para o funcionamento da solução, bem como, realizou os treinamentos necessários para qualificar os empregados na operação do equipamento.

GALERIA DE IMAGENS