Celepar inicia ações para se tornar provedora de Inteligência

A Celepar iniciou as ações para responder a missão nesta atual gestão, que é de contribuir para tornar o Paraná o Estado mais inovador do Brasil. “Já iniciamos esse caminho, com muito trabalho. Assinamos alguns termos de cooperação e participamos da missão do Governo do Paraná ao Vale do Silício”, destaca o presidente da companhia, Allan Costa.
Publicação
18/04/2019 - 11:26
Editoria

A Celepar iniciou as ações para responder a missão nesta atual gestão, que é de contribuir para tornar o Paraná o Estado mais inovador do Brasil. “Já iniciamos esse caminho, com muito trabalho. Assinamos alguns termos de cooperação e participamos da missão do Governo do Paraná ao Vale do Silício”, destaca o presidente da companhia, Allan Costa.

Ele lembra que, com um corpo técnico qualificado, a Celepar experimentou grandes mudanças ao longo dos últimos anos, passando de empresa de processamento de dados para tecnologia da informação. “O novo salto passa por posicionar a companhia como uma provedora de Inteligência para todos os setores do governo e, principalmente, para a sociedade”, afirma Costa.

VALE DO SILÍCIO - O presidente da Celepar acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior na viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, na última semana de fevereiro. O objetivo foi conhecer o modelo de startups e empresas de tecnologia e facilitar a aproximação das empresas paranaenses com o polo mundial de inovação. A comitiva também abriu o diálogo para que um escritório do Governo seja instalado na região. O Paraná vai ser o primeiro estado do Brasil a ter um escritório de representação no Vale do Silício.

Na mesma viagem, foi assinado um termo de cooperação com a Universidade Stanford e o Lemann Center for Entrepreneurship and Educational Innovation para o desenvolvimento de um programa para soluções em gestão pública. Esse termo prevê, ainda, um programa para a prospecção e análise de informações e dados para tomadas de decisão em políticas pública no Paraná.

Em encontro no Palácio Iguaçu, com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, foi assinado um protocolo de intenções nas áreas de ciência e tecnologia, segurança pública, agricultura, saúde, educação e reaproveitamento de água. Para a Celepar o acordo possibilita o desenvolvimento em conjunto com Israel de projetos de inovação e tecnologia.

BLOCKCHAIN RESEARCH INSTITUTE - Em março, o Paraná se transformou no primeiro estado a compor o órgão internacional Blockchain Research Institute, o mais relevante do mundo sobre essa tecnologia. O Blockchain é um banco de dados onde ficam armazenadas todas as informações sobre as transações com a moeda digital Bitcoins. A tecnologia está transformando a forma como negócios e governos se estruturam.

O presidente da Celepar, Allan Costa, destaca a importância desse acordo.“O Paraná será o ponto focal no Brasil e na América do Sul. Somos pioneiros no Brasil a fechar esse acordo, quebrando paradigmas, colocando todos os órgãos do governo para conversar e vamos colocar a Celepar em um novo patamar, assumindo o protagonismo em tudo que se relaciona a inovação”, diz ele.

O acordo firmado em conjunto com a APD- Agência Paraná de Desenvolvimento, sem custos para o governo vai promover uma transparência maior nas operações financeiras do Estado, no combate à corrupção e também servir de modelo para exportar essa tecnologia com uso no serviço público para outros estados.

SMART CITY - A Celepar participou do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba 2019. Durante os dois dias do evento, a empresa disponibilizou para os visitantes o cadastramento no Governo Digital, que possui serviços como a emissão de credencial de idosos, cadastro de pets, registro de bicicletas, consultas ao crédito do Nota Paraná, entre outros.

O diretor-presidente Allan Costa participou de painel sobre ecossistema de desenvolvimento local e inovação. Ele falou sobre como a inovação deve ser aplicada na vida das pessoas e também reforçou a importância da participação do Governo do Paraná no ambiente de discussão sobre o uso da tecnologia nas cidades e na gestão pública.

PARANÁ STARTUP MATCH - O projeto anunciado pelo presidente Allan Costa na ExpoLondrina, visa dirimir os gargalos das startups e criar uma plataforma de inovação aberta que contenha todos os ativos de inovação e tecnologia do Paraná, para que elas possam se conectar e identificar aqueles que podem impulsionar os seus negócios.

“Temos as universidades estaduais, os laboratórios e o Tecpar que podem ajudar a eliminar esses gargalos Temos que facilitar o desenvolvimento de pesquisas dentro das empresas, dentro das startups”, afirma Allan Costa. A Fundação Araucária é a grande parceira nesse projeto, ajudando a remunerar pesquisadores para atuarem nas startups.

SOLUÇÕES DA CELEPAR - Lançado pelo Governo do Paraná em março, o app Paraná Serviços foi criado e desenvolvido pela Celepar, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. A ferramenta ajuda a gerar emprego e renda, pois é uma solução inovadora, que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do Estado. São mais de 100 categorias de serviços beneficiadas. Em apenas 10 dias, mais de 10.000 downloads do aplicativo foram registrados.

APP 190 - Lançado ano passado pelo Governo do Estado, Polícia Militar e Celepar, o aplicativo 190 - Emergência Paraná aumentou sua área de cobertura e chegou aos municípios de Londrina e Apucarana. O app agiliza o atendimento de ocorrências registradas pelo cidadão. Por ele, o cidadão pode acompanhar em tempo real as ocorrências registradas, ele atende também pessoas com deficiência auditiva. Neste ano a solução foi desenvolvida também para o sistema operacional iOS.

GOVERNO DIGITAL - O Governo Digital facilita a vida do parananense uma vez que engloba os principais serviços e informações das mais diversas áreas. Acessando o endereço www.governodigital.pr.gov.br e informando o CPF, o usuário tem acesso a informações pessoais, como os créditos no Nota Paraná ou contas de luz registradas em seu nome.

Pode também acessar serviços como emitir certidões, segunda via de documentos, boletos para pagamento, fazer consultas de processos, agendar atendimentos declaração de matrícula, credencial de estacionamento, Nota Paraná, histórico escolar entre outros. Já são mais de 180 mil usuários cadastrados no portal.

A Celepar trabalha na ampliação da oferta de serviços no aplicativo, e, em breve, uma nova versão deverá ser lançada, agregando ainda mais inteligência a essa plataforma de serviços voltados ao cidadão.

Fonte: AEN