Celepar investe em sonhos com a lei federal do incentivo ao esporte

De forma inédita em sua história, companhia aposta em talentos e projetos paranaenses por meio de instrumento de renúncia fiscal
Publicação
06/04/2022 - 16:11
Editoria

A Celepar pela primeira vez em sua história está investindo em projetos e talentos paranaenses no mundo esportivo, isso é possível por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, instrumento de renúncia fiscal que fomenta esse tema e possibilita que as instituições destinem os seus impostos para projetos sociais. 

Nesse primeiro momento, são dois projetos incentivados pela empresa, um voltado ao automobilismo, com a aposta na jovem paranaense Giovana Marinoski, pilota de kart de 11 anos que tem como sonho pilotar na Fórmula 1. Em sua trajetória de 3 anos nas pistas, ela atualmente está disputando a Copa São Paulo Granja Viana, e após o pódio na última etapa, chegou à vice-liderança da competição.

A outra iniciativa que a Celepar está investindo é na Ginástica Artística, que envolve o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGIN) instituição que busca preparar atletas para a ginástica artística a nível olímpico, e também as revelam para integrar a nossa Seleção Brasileira de Ginástica Artística. Com eles, estão os sonhos das ginastas Alana de Oliveira, Ana Luiza Lima, Carolyne Pedro, Josiany Calixto e Julia Soares. 

Melhorar e transformar a vida das pessoas

“Temos como propósito melhorar a vida das pessoas, esta iniciativa vem ao encontro deste nosso compromisso, pois acreditamos que o esporte também as transforma, e, por isso, utilizando as possibilidades que nos são possíveis, investimos nesses projetos que valorizam os sonhos dos atletas e nos trazem muito orgulho a cada meta alcançada por eles”, afirmou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Para o presidente do CEGIN e coreógrafo da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Rhony Ferreira, a instituição se tornou referência internacional devido ao fato de sempre ter ginastas representando o mundo afora, e também possui a missão de transformar e melhorar a vida das pessoas. "Temos orgulho de poder de ser um agente transformador e fazer com que a vida de muitas crianças sejam enriquecidas com os benefícios e valores que o esporte traz, através da ginástica, muitas atletas puderam garantir uma vida melhor e com mais oportunidades, além de se tornarem ídolos de gerações", reforçou Ferreira.

"Estamos com o foco nas Olimpíadas de Paris em 2024,e, para que isso aconteça, é de suma importância termos o apoio das empresas, que nos dão suporte e respaldo em todas as nossas ações. Hoje estamos muito felizes em contar com a Celepar no nosso time, sem esse valoroso apoio, não conseguiríamos chegar tão longe", finalizou.

Sonhos das atletas

E, por falar em sonhos, a ginasta paranaense Julia Soares, recém campeã de solo na Copa do Mundo de Baku, relatou que “estar na seleção sempre foi um sonho, pois quando entrei na ginástica com 4 anos de idade, eu ficava vendo as meninas da seleção e ficava maravilhada e sempre pensava, "um dia vou representar o meu País" e ser como elas. E hoje meu sonho está quase realizado, pois ainda quero ser campeã olímpica”.

A também ginasta paranaense, Ana Luiza Lima, contou que seu sonho também é ser medalhista olímpica, porém, não para por aí. “Desejo que crianças e jovens possam ter a mesma experiência que tenho, praticando esporte. Pois com a ginástica tive a oportunidade de conhecer vários países e cidades e boa parte de meus amigos vem da ginástica, além de tudo me torna uma pessoa melhor, onde aprendo a superar cada dificuldade, até mesmo as fases ruins fazem parte dessa jornada, a cada dificuldade que supero me torno uma melhor ginasta e uma melhor pessoa”. 

Ela ressaltou ainda que deseja ter um espaço para dar as mesmas oportunidades que ela recebe. “Quero ter um ginásio onde eu possa entregar essa mesma oportunidade que recebi quando era pequena e além de tudo fazer da vida dessas pessoas mais felizes ainda, assim como a vida que eu levo pela ginástica, esse é o principal motivo para continuar a me sacrificar por esse esporte que tanto amo e tanto faz diferença na minha vida”.

Dia Internacional do Esporte

A data de 06 de abril é conhecida por ser o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013, com o objetivo de comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos.