Celepar lança e-book sobre novas estratégias de governo digital com foco na melhoria dos serviços públicos

Resultado de diversas etapas do Planejamento Estratégico da Companhia até 2026, o e-book consiste em um amplo estudo sobre o futuro da tecnologia governamental. Foi feito em parceria entre a Celepar e o Observatório Sistema Fiep.
23/02/2022 - 14:23

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (23) do lançamento do e-book O Futuro do Governo Digital, realizado no Palácio Iguaçu. A publicação consiste em um amplo estudo sobre o futuro da tecnologia governamental e é resultado de diversas etapas do Planejamento Estratégico da Celepar até 2026, desenvolvido em parceria com o Observatório Sistema Fiep.

“O governador está preocupado em fazer do Paraná aquilo que prometemos: um Estado moderno, digitalizado, rápido. Isso tudo está dentro do e-book, fruto de uma parceria fundamental com a Fiep, a Celepar e o Governo do Estado”, declarou Darci Piana.

“O Estado precisa caminhar para essa organização digital, que não é o futuro. É o presente. Essa parceria demonstra o nosso interesse em que o Governo faça a melhor gestão possível para o bem do Paraná e da indústria paranaense”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter.

Grandes desafios

O e-book é uma síntese dos grandes desafios da transformação digital no poder público e reúne tendências em áreas tecnológicas para que os governos decidam se devem integrá-las. “Vamos identificar como vai se dar essa transformação digital ou quais são as grandes temáticas relevantes para os governos e os principais desafios que eles precisarão gerir”, disse a gerente executiva do observatório Fiep, Marília de Souza.

“Essa organização é resultado de um processo reflexivo para tentar entender os grandes movimentos globais que influenciam os governos em todas as partes do mundo. Depois ver quais tendências farão sentido para a nossa realidade, que podem impactar ou devem ser consideradas nas nossas tomadas de decisão por aqui”, acrescentou.

Ações duradouras

Segundo o presidente da Celepar, Leandro Moura, a gestão pública está defasada e, por conta disso, defende a criação de ações duradouras para mudar este cenário. "Começamos a trabalhar no nosso planejamento e vimos essa dificuldade. Como a gente olha para o longo prazo? O que o mundo estará pensando no governo digital daqui a cinco, dez anos? Pensamos nisso para fazer algo sólido, não algo que seja muito mutável e todo ano tenha que refazer. A importância é gigantesca, já que estamos falando de serviço e dinheiro públicos. Temos que aplicar isso de maneira sustentável para que dure por um bom tempo".

Moura também destacou o desejo de expandir o projeto a nível nacional. “A intenção é espalhar esse estudo sobre o futuro do governo digital e fazer com que os estados trabalhem olhando para nichos para tentar fazer um projeto maior, a fim de melhorar a vida do cidadão. Tem que olhar para todo o país”, ressaltou.

Para ter acesso ao e-book, basta clicar aqui e fazer o download de forma gratuita.

Planejamento estratégico

O Observatório Sistema Fiep, área que realiza estudos prospectivos, aplicou sua metodologia para orientar o desenho do novo planejamento estratégico da Celepar. O trabalho é considerado essencial para estabelecer estratégias de Governo Digital de longo prazo, possibilitando que a empresa estadual seja referência na transformação digital de serviços ao Estado do Paraná, formulando ações que possibilitem melhorias das operações do governo e de sua relação com a sociedade.

“Foi feito um planejamento estratégico a médio e longo prazo e agora a Celepar vai agilizar e dar continuidade ao que já está sendo feito. Isso é fundamental para o nosso crescimento, para ajudar as empresas e fazer com que as coisas aconteçam com mais rapidez”, enalteceu Darci Piana.

O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno de empresas, além de ajudar a reconhecer desafios que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria no trabalho.

Desde o ano passado as instituições envolvidas estão construindo o planejamento estratégico da Celepar, de 2022 a 2026. As etapas envolveram também representantes de órgãos estaduais que são clientes da companhia, gestores e também colaboradores da empresa, além de consultoria com o Gartner Group.

Presenças

Estiveram presentes no evento o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o coordenador da Superintendência de Inovação, Thiago Silva; o presidente do Conselho Administrativo, João Elias de Oliveira; o diretor de Administração e Finanças da Celepar, Pedro Carlos Carmona; e o membro do Comitê de Auditoria Estatutária, João Luiz Barbur Madalozzo.

Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN/PR