Celepar patrocina fórum voltado para oportunidades no setor público e privado em Curitiba


Evento realizado pelo LIDE reuniu mais de 300 pessoas, entre elas autoridades e empresários
Publicação
25/05/2023 - 15:44
Editoria

Ontem o LIDE Paraná, Grupo de Líderes Empresariais, promoveu um importante Fórum de Competitividade e Oportunidades entre setor Público e Privado, que contou com o patrocínio da Celepar. O evento reuniu os principais empresários do Estado em uma ação inédita sobre parcerias com o governo. 

O secretário Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcelo Rangel, marcou presença num painel com discussão na área de estruturação financeira e tecnologia a favor de parceria pública privada (PPP).  

“Essa aproximação e união com o setor produtivo privado é muito importante, pois você compartilha experiências. Estou feliz e agradecido por ter recebido o convite e poder falar sobre tecnologia e inovação do nosso estado, dizer que hoje a inovação é o setor que tem maior crescimento para o desenvolvimento econômico de uma região, de um estado, de um país. Fazer com que os empresários tomem conhecimento das ações e projetos do governo é muito importante. Do mesmo modo que as gestões privadas são mais eficientes, mais ágeis e desburocratizadas, nós estamos melhorando, mas o setor privado tem mais agilidade. Unir o governo e o setor privado, é, sem dúvida nenhuma, uma equação muito positiva de resultados principalmente para o desenvolvimento econômico do estado”, ressalta Rangel. 

O Fórum teve uma série de palestras que abordaram tópicos como: prioridades do governo e as oportunidades que o Governo do Paraná pretende oferecer à iniciativa privada; as oportunidades e histórias de sucesso nos setores de serviços e infraestrutura; a tecnologia disponível para o público e privado; a gestão financeira de parcerias público-privadas. 

“A ideia desse Fórum é aproximar lideranças de empresas privadas, grandes empresários de diversos seguimentos do setor público, mostrar que dentro do setor público os empresários também podem ter algumas vertentes de negócio, fornecendo para o governo, trabalhando com PPPs, participando de processos de licitação, ou seja, que os produtos e serviços governamentais também são um bom negócio para a iniciativa privada. A ideia é fazer este link entre público privada, mostrar cases de empresas filiadas ao LIDE Paraná que já deram certo nessa empreitada, celeiro de oportunidades que é a iniciativa pública. E ao mesmo tempo, como essas empresas têm gestão focada em resultado, focada em competitividade, podem otimizar os serviços públicos”, destaca a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett. 

Ainda durante o evento, o vice-governador, Darci Piana, afirmou que o Estado tem um bom ambiente de negócios, tendo levantado R$187 bilhões em investimentos em todos os segmentos econômicos desde 2019, número que, neste início de segundo mandato, já subiu mais R$15 bilhões. “O Paraná tem o melhor projeto de incentivo a parcerias público-privadas do país, visto que a legislação foi remodelada. Hoje temos uma lei moderna que facilita o processo. Este evento é importante para que as empresas que podem fazer parceria com o Estado consigam expor e discutir as atividades que podem ser oferecidas e para que saibam que”, comenta. 

O encerramento do evento contou com uma palestra ministrada por Paulo Uebel, abordando os caminhos para uma aliança mais forte entre o setor público e privado. Ubel é fundador e vice-presidente da Cristalina Saneamento e presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE/CODEMIG. 

Parcerias Público-Privadas (PPPs) 
 

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) são acordos estabelecidos entre entidades governamentais e empresas privadas para a realização de projetos de infraestrutura e serviços públicos. Essa forma de colaboração tem se mostrado eficiente para impulsionar o desenvolvimento de diversos setores, como transporte, saneamento, energia, saúde e educação. Para garantir o sucesso das PPPs, a estruturação financeira adequada e o uso de tecnologia desempenham papéis fundamentais. 

“A estruturação financeira é um dos principais desafios enfrentados na implementação de projetos de PPP. Esses empreendimentos geralmente envolvem altos investimentos iniciais e um longo prazo para retorno financeiro. Nesse contexto, é essencial encontrar soluções que permitam a viabilização econômica e financeira dessas parcerias”, comenta Rangel. 

Uma das estratégias de estruturação financeira comumente utilizadas é a combinação de recursos públicos e privados. “O setor público pode fornecer aportes iniciais e garantias para reduzir os riscos do projeto, enquanto o setor privado contribui com capital e expertise na execução e operação dos empreendimentos. Essa divisão de responsabilidades financeiras e riscos permite que as PPPs sejam mais atrativas tanto para investidores privados quanto para o setor público”, destaca o secretário.  

O uso de tecnologia desempenha um papel fundamental na estruturação e gestão eficiente das PPPs. A tecnologia pode ser aplicada em várias etapas do processo, desde a seleção de projetos até a monitorização contínua da execução e do desempenho. 
Sobre o LIDE 

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais. É uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca do fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. 

Protocolo de intenções com o LIDE 

A SEI tem um protocolo de intenções com o LIDE e inaugurou uma Agência de Inovação na estrutura. A iniciativa foi uma ação de promoção ao desenvolvimento da inovação no Estado do Paraná.  

“A finalidade do protocolo é a conjugação de esforços entre as partes para o desenvolvimento de projetos, eventos, discussões, incentivo ao fomento, com vistas ao estabelecimento de soluções voltadas à integração dos órgãos e entidades que executam atividades ligadas ao segmento de inovação e transformação digital do Estado do Paraná”, destaca Rangel. 

A SEI, juntamente com a equipe do Lide, irão elaborar projetos específicos que serão formalizados e definidos com planos de trabalho. Segundo a presidente do LIDE, Heloisa Garrett, o grupo tem o objetivo de desenvolver a economia do Estado, com um time preparado para ajudar os empresários a prosperarem e aumentarem a competitividade das empresas da região. 

“Essa aproximação com o poder público é essencial, o empresário precisa saber como o governo pode ajudar, quais as ferramentas disponíveis. Esse protocolo e a presença fisicamente da Secretaria na Casa Lide vem com este objetivo, mostrar o que é possível dentro do poder público, temos que usar dos serviços que o governo oferece. A partir do momento que entendemos a força como cidadão as parcerias público-privadas são muito importantes para o desenvolvimento local e regional, comenta Garrett.

Fonte: SEI/PR.