Celepar realiza curso de inclusão digital em Curitiba com módulo especial para beneficiários da Paranaprevidência

O Curso Básico de Smartphone recebeu um módulo adicional sobre aplicativo desenvolvido pela empresa, o PRPREV. Nesta edição, foram mais 3 horas de aula exclusiva para aposentados e pensionistas conhecerem a solução que facilita o recadastramento do beneficiário.
Publicação
13/02/2023 - 16:56
Editoria

A Celepar proporcionou a inclusão de mais 50 pessoas no mundo digital na semana passada. A ação é uma parceria com a Paranaprevidência, aberta à comunidade em geral, mas com um dia a mais para apresentar aos aposentados e pensionistas, as facilidades no uso do aplicativo, desenvolvido em parceria por ambas as instituições. Esse serviço é necessário para atualizar os dados dos beneficiários assistidos pela Paranaprevidência.

O curso foi ministrado na Paranaprevidência por colaboradores da Celepar e também da PrPrev, entre os dias 07 e 10/02, e atendeu pessoas com idade de 50 anos ou mais. Na oportunidade os participantes foram orientados a realizar ações simples como configurar o smartphone quanto ao som, tamanho da fonte (letra), rede móvel ou Wi-fi, uso da câmera, telefone, WhatsApp e pesquisas no Google, YouTube entre outros como Menor Preço e assim, ingressar no mundo digital que compõe o Programa de Inclusão Digital e Social da Pessoa Idosa - Celepar.

Atender e incluir

Para o presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, esse programa é essencial ao promover a inclusão e proporcionar à terceira idade o acesso ao mundo digital. “Nossos idosos conseguem falar com os netos por vídeo, agendar consultas, acessar aplicativos de banco, facilidades que se apresentam a todo o instante, mas ainda geram algum tipo de insegurança a quem não está habituado. É gratificante poder ajudar na qualidade de vida deles”, ressaltou.

“Nosso objetivo sempre foi atender o cidadão e as diretrizes do Estatuto do Idoso, que em determinado capítulo afirma que o Poder Público deve promover atualização tecnológica para a pessoa idosa”, enalteceu Dircélia Alessi, coordenadora de sustentabilidade social da Celepar. “As pessoas não precisam dominar todos os aplicativos existentes, mas sim, estar aptas a realizar atividades corriqueiras em uma sociedade em que o acesso à informação depende cada vez mais do digital”.

Prêmio Nacional

Vale lembrar que a companhia recebeu o prêmio Marco Maciel 2022: Ética e Transparência entre o Público e o Privado (PMM 2022), na categoria "Relações Institucionais e Governamentais (RIG) em Organização Pública", com o case “Programa de Inclusão Digital e Social da Pessoa Idosa”, que engloba o curso Básico de Smartphone. O prêmio é concedido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) e premia instituições que contribuem na criação de ambientes íntegros, éticos e transparentes entre o setor público e o privado.

Depoimentos

A aposentada Leonor Montalto Ceschin fica de olho em cada atualização do curso. “Já fiz umas seis ou sete vezes”, conta. Ela explica que até sabia mexer em computadores, mas nunca se sentiu muito segura com o celular. “Hoje em dia você não vive sem toda a tecnologia. A gente vai dormir e deixa o telefone ao lado da cama. Saber dominar isso tudo me ajuda muito. Eu, por exemplo, faço curso de italiano online. Então tudo o que aprendo aqui me ajuda muito no dia a dia”, contou ela, aos 74 anos.

Regina Glaci Fritoli Wille, também de 74, foi uma das pioneiras nos cursos da Celepar. Professora aposentada, ela conta que gosta de estar sempre estudando e aprendendo coisas novas. “A tecnologia veio para enriquecer. É um leque que vai se abrindo. Tenho interesse em continuar buscando cada vez mais informações. Isso é muito bom para nossa memória, além de ajudar no dia a dia”, afirmou.

Regina brinca que, nos cursos, é preciso agir como criança: não ter medo de ir apertando os botões e encontrar as soluções. Errar, corrigir e aprender. Ela também elogia a paciência e disposição dos instrutores. “Eles têm uma paciência de Jó, um carinho especial e nos ajudam o tempo todo. E este carinho ajuda muito, com o tempo, você vai encontrando dificuldades”, complementou.

Próximos Cursos

14 a 16/02/2023 
Curso Básico de Internet e Redes Sociais em Capitão Leônidas Marques;
Informações e inscrições: (45) 3286-8435

Curso Básico de Internet e Redes Sociais em Realeza;
Informações e inscrições: (46) 3543-3700

28/02 a 02/03/2023
Curso Básico de Internet e Redes Sociais em Medianeira;
Informações e inscrições: (45) 3264-8695

Curso Básico de Internet e Redes Sociais em Cascavel;
Informações e inscrições: (45) 3902-1441

Outros municípios estão em tratativas e em breve serão divulgados pela Celepar.

Fonte: AEN/PR