Celepar sedia reunião para debater a integração dos bancos de dados dos institutos de identificação de quatro estados 10/04/2014 - 18:37

A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação e da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), realiza em Curitiba uma reunião de trabalho do projeto Bio-Sul, bem como a discussão sobre a integração dos bancos de dados dos institutos de identificação. A proposta é a estruturação de um piloto voltado à emissão integrada da carteira de identidade dos estados do Sul, envolvendo Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na abertura dos trabalhos, na manhã desta quinta-feira (10), no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar, o presidente do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha, destacou que o objetivo da reunião é a união de esforços no sentido de que o cidadão tenha um serviço público mais ágil e, principalmente, seguro, eliminando a possibilidade de duplicidade de documentos de identidade.

Com a biometria integrada, de acordo com o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, será colocado em prática o princípio de que o cidadão, em qualquer destes estados, poderá ser identificado biometricamente, sem a necessidade de apresentar o documento de identidade, nem o comprovante de endereço. “Isso mostra que os gestores públicos das áreas de identificação civil e de tecnologia da informação e comunicação estão preocupados em encontrar soluções que melhorem efetivamente a vida da população”.

“Vejo o futuro das investigações policiais pautadas nas ferramentas de tecnologia”. A frase é do delegado geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat presente ao evento. A integração da biometria entre os estados, de acordo com ele, vai facilitar em muito o trabalho policial, além do que esta é uma ação que desburocratiza a vida do cidadão.

Representando o Tribunal de Justiça do Paraná, a desembargadora Lídia Matiko Maejima se disse feliz por esta iniciativa da RedeBio-Sul voltada à integração das bases biométricas, o que, segundo ela, vai dificultar a ação dos criminosos que apresentam identidades falsas. A Secretaria da Segurança Pública foi representada na cerimônia de abertura por Ricardo Bueno Nunes, que agradeceu a presença dos participantes dos quatros estados, além do que desejou um ótimo trabalho a todos.

Histórico

Por Iniciativa do Paraná, em julho de 2013 foi realizada na Celepar a primeira reunião técnica que teve como tema “A tecnologia biométrica no Estado do Paraná”. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o coordenador do Projeto RIC. No referido encontro, surgiram as primeiras manifestações quanto ao sonho do Sul integrado, no quesito de melhor atender o cidadão com qualidade de serviço e, consequentemente, de diminuição de fraudes.

Os estados do Sul – RedeBio-Sul – num primeiro momento Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, passaram a estudar possibilidades de integração de bancos de dados civis e criminais da Região Sul, um passo importante voltado à criação de um modelo inicial de RIC, que é o cadastro único do indivíduo em todo o Brasil.

Para isso, em setembro e novembro de 2013, os estados do Bio-Sul se reuniram em Porto Alegre e Florianópolis, respectivamente, com o objetivo de realizar esse ideal da unificação. No ultimo encontro, Mato Grosso do Sul se integrou aos estados do Sul neste trabalho de unificação de banco de dados.

A estratégia de construção tecnológica é o caminho de sucesso que os institutos de identificação e a companhias de tecnologia da informação e comunicação procuram para melhor atender a população dos estados participantes desse projeto.

A reunião será encerrada no final da tarde de amanhã (11) e vai contar com a presença dos secretários da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

GALERIA DE IMAGENS