Celepar segue compromisso com os ODS na missão OCDE em busca de um mundo mais sustentável

Empresa participou do lançamento da segunda fase do programa sobre a abordagem territorial dos ODS
08/04/2022 - 16:32

Entre os dias 28 e 31 de março a Celepar, reforçando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), participou da segunda fase da Missão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), focada na abordagem territorial dos ODS.

Organizada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) e Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES), esta missão tem, entre as suas metas, reunir parceiros de todos os setores que possam contribuir de alguma forma com projetos e ações em prol da Agenda 2030.

Neste evento, a Celepar esteve presente reforçando a importância dos seus projetos e expertises em prol dos ODS, sobretudo nas demandas que integram os indicadores da realidade local para a tomada decisão. O BI Paraná de Olho nos ODS é um projeto pioneiro e vanguardista que agora está dando passos, cada vez mais significativos, para a construção de um índice sintético que auxilie os gestores públicos a visualizar de forma simples e objetiva quais são os ODS prioritários de atuação e, sobretudo, despertar o olhar cuidadoso dos tomadores de decisão para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas.

Sobre isso, a superintendente da SGDES, Keli Guimarães, ressaltou a importância da companhia na construção desse índice sintético informando que “o Paraná será o primeiro parceiro da OCDE no mundo a implementar a metodologia do índice sintético por ODS”.

A empresa está comprometida com a Agenda 2030 desde 2015 e conta com diversas iniciativas voltadas para o atingimento destas metas. Essa agenda e iniciativa junto a OCDE, lembrada pelo presidente da empresa, Leandro Moura, “é de suma importância e um dos pilares para construção de um Paraná melhor para todos, à luz da inovação, contribuindo para a construção de um planeta melhor para as gerações futuras”.

Nova fase

Intitulada Fact-finding Mission, ou missão de sondagem, esta nova fase inclui eventos que terão como foco entrevistas com atores-chave de todos os setores da sociedade paranaense para levantamento das ações em prol dos ODS que podem contribuir para a aceleração da Agenda 2030 no Estado. Além de secretarias estaduais, serão entrevistados representantes do setor privado, instituições federais, acadêmicos, representantes de municípios, associações regionais de municípios e representantes da sociedade civil organizada.

A expectativa é que essa interlocução sirva para a priorização das recomendações feitas pela OCDE na primeira fase do programa, realizada entre 2019 e 2021 e, também, para a elaboração de um plano de trabalho de implementação dos ODS em uma perspectiva integrada com os diversos setores, a Celepar também atuou nessa fase do programa.