Censo Escolar: Paraná é líder do ranking nacional em oferta de computadores e conectividade

Com atuação da Celepar, a rede estadual do Paraná ocupa o primeiro lugar nacional em oferta de Internet entre as redes públicas estaduais. Tal indicativo mostra que todas as 2.109 escolas da rede estadual de ensino do Paraná estão conectadas à internet.

Publicação
15/02/2023 - 17:51
Editoria

O Paraná é o Estado brasileiro que oferece a maior quantidade de computadores por aluno entre todas as redes de ensino estaduais do Brasil. É o que apontam os dados da primeira etapa do Censo Escolar 2022, divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o levantamento, o Paraná conta com computadores e/ou notebooks em 99,4% das instituições da rede estadual de ensino, numa distribuição equivalente a um computador para cada seis alunos da rede estadual, aproximadamente. Em seguida ficam os estados de Mato Grosso do Sul (cobertura em 98,6% das escolas) e Ceará (98%).

Outro destaque da pesquisa é a oferta de conectividade nas escolas. Neste quesito, a rede estadual do Paraná ocupa o primeiro lugar nacional em oferta de Internet entre as redes públicas estaduais. Tal indicativo mostra que todas as 2.109 escolas da rede estadual de ensino do Paraná estão conectadas à internet.

Consequência dos investimentos feitos em tecnologia nos últimos anos, o resultado é fruto dos esforços do Governo do Estado na integração cada vez maior dos recursos multimídia à educação tradicional, garantindo um ensino multidisciplinar, atualizado e cada vez mais dinâmico. Somente entre 2019 e 2022, por exemplo, foram adquiridos e distribuídos 35,7 mil notebooks destinados à rede de ensino estadual: número 62% maior comparado ao do período compreendido entre os anos de 2014 e 2018 (quando 22 mil equipamentos foram entregues).

Atuação da Celepar

A empresa atua na segurança dos dados, configuração de equipamentos, gestão, suporte e serviços, sem esquecer da elaboração do objeto técnico que guia e também auxilia a administração pública a gerenciar a aquisição de produtos, e, tem como resultado, proporcionar a conectividade ilustrada no ranking.

Metas

Para 2023, o objetivo é manter o Paraná no topo dos estados que mais investem em infraestrutura tecnológica. Para se ter ideia, nos dois primeiros meses deste ano, 77.300 equipamentos de informática foram adquiridos e serão entregues às escolas da rede estadual nos próximos meses. São novos computadores e notebooks, além de kits de robótica, que somam um investimento de aproximadamente R$200 milhões por parte do Governo do Estado.

Para o secretário da Educação, Roni Miranda, os recursos tecnológicos conquistaram posição essencial na educação, sendo - hoje - aliados importantes dos professores em sala. “O uso da tecnologia é fundamental para o processo de modernização que a educação pública do Paraná tem lutado para promover. Por meio do uso destes recursos - em complemento à educação tradicional - é possível vislumbrar uma formação cada vez mais forte para os alunos do nosso estado", destaca.

As plataformas pedagógicas digitais desenvolvidas pelo Governo do Estado também são essenciais para o desenvolvimento de atividades e fixação dos conteúdos em sala. "Somente em 2022 foram quase 20 milhões de atividades realizadas entre a escrita de redações com inteligência artificial, inglês com exercícios práticos por aplicativo e resolução de problemas matemáticos por meio de jogos lúdicos. A expectativa é de que os números sejam ainda maiores neste ano com a disponibilidade dos novos equipamentos", reforça Miranda.

Robótica ampliada

Os 18.320 notebooks que fazem parte do pacote entregue serão utilizados prioritariamente nas aulas de robótica, que passaram por uma ampliação expressiva em relação a 2022. Junto deles, será distribuída a mesma quantidade (18.300) de kits de robótica, que são compostos por um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, uma plataforma que trabalha com protótipos eletrônicos de fácil manejo, ideal para o aprendizado.

Fonte: AEN/PR