Centrais de suporte da Celepar trazem integração e agilidade no atendimento ao Governo do Estado 17/04/2014 - 14:00
Buscando a excelência no atendimento, com foco na qualidade e rapidez dos serviços técnicos prestados, a Celepar, por meio da Diretoria de Operações e da Gerência de Gestão de Ambiente (GGA), colocou em prática o projeto de criação de centrais de suporte à tecnologia da informação em diversas secretarias do Estado. Esta ação envolveu empregados que atuavam em clientes com endereços próximos e, como estratégia para melhorar o atendimento, eles foram alocados em um mesmo espaço físico. Atualmente, estão em operação sete centrais de TI.
O supervisor da Divisão de Administração de Ambientes Distribuídos (DIADI-SUP-D), Nivaldo José da Silva, explicou que anteriormente os empregados ficavam em salas separadas nos clientes. Após a consolidação das centrais, os serviços passaram a ser feitos exclusivamente por ordem de serviço, garantindo rapidez e eficiência no atendimento de demandas.
Silva destacou a negociação com os clientes para que isso acontecesse, e evidenciou que mesmo com o aumento das demandas, as equipes têm respondido com muita competência e agilidade. Ele contou ainda que a intenção da criação foi melhorar os atendimentos presenciais e remotos aos órgãos estaduais, bem como a troca de informações e de conhecimentos entre os técnicos da GGA/DIADI.
O técnico de redes computacionais, Cezar Martiningue enalteceu também o apoio recebido das divisões de Núcleos (DINUC), Apoio à Gestão de Ambientes Distribuídos (DIAGA), de Infraestrutura de Redes (DIRED) e Implementação de Serviços de Rede (DISER). “Elas estão sempre disponíveis para auxiliar na resolução de problemas”.
Martiningue comentou também sobre a instalação e configuração de 19 servidores na Secretaria de Família e Desenvolvimento Social (SEDS) no mês passado, e salientou outras melhorias que vieram com as centrais de atendimento. “ O foco do técnico ficou mais atrelado às suas funções, melhorando seu conhecimento com troca de informações junto à equipe alocada na central”.
Trabalhar em equipe é muito mais fácil, como diz o ditado: "duas cabeças pensam melhor que uma. O intercâmbio de experiências enriquece muito nas tomadas de decisões, além de dividir a sala com amigos da própria Celepar. Este foi o depoimento do técnico em redes computacionais, André Guilherme Faucz de Lacerda.
Lacerda presta suporte técnico às secretarias do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e Segurança Pública (SESP). Ele adiantou que a equipe da Celepar fará parte da instalação da central de segurança (que terá monitoramento com câmeras) da Copa do Mundo.
Serviços prestados
O suporte técnico prestado pelos empregados da Celepar aos órgãos estaduais abrange diversos serviços, como auxílio a usuários, manutenção de hardware, instalação e reinstalação de sistemas operacionais, configuração de rede e administração de servidores.
Centrais e seus clientes
Palácio das Araucárias - atende secretarias da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), da Comunicação Social (SECS), da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), da Administração e Previdência (SEAP), do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL) e da Família e Desenvolvimento Social (SEDS).
Rua dos Funcionários – atende a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), o Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
Av. Vicente Machado - atende a Secretaria da Fazenda (SEFA), a Coordenação da Receita do Estado (CRE), a Coordenação da Receita do Estado (CRE) e a Agência de Fomento do Paraná (Fomento).
Edifício Caetano Munhoz da Rocha - atende as secretarias do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e Segurança Pública(SESP).
Av. Iguaçu – atende a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Estrada de Ferro Paraná (FERROESTE) e Paraná Edificações (PRED).
Av. Visconde de Guarapuava - Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML).
Conglomerado Santa Cândida – atende o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Serviço Geológico do Paraná (Mineropar), a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a Secretaria da Escola de Governo e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
O supervisor da Divisão de Administração de Ambientes Distribuídos (DIADI-SUP-D), Nivaldo José da Silva, explicou que anteriormente os empregados ficavam em salas separadas nos clientes. Após a consolidação das centrais, os serviços passaram a ser feitos exclusivamente por ordem de serviço, garantindo rapidez e eficiência no atendimento de demandas.
Silva destacou a negociação com os clientes para que isso acontecesse, e evidenciou que mesmo com o aumento das demandas, as equipes têm respondido com muita competência e agilidade. Ele contou ainda que a intenção da criação foi melhorar os atendimentos presenciais e remotos aos órgãos estaduais, bem como a troca de informações e de conhecimentos entre os técnicos da GGA/DIADI.
O técnico de redes computacionais, Cezar Martiningue enalteceu também o apoio recebido das divisões de Núcleos (DINUC), Apoio à Gestão de Ambientes Distribuídos (DIAGA), de Infraestrutura de Redes (DIRED) e Implementação de Serviços de Rede (DISER). “Elas estão sempre disponíveis para auxiliar na resolução de problemas”.
Martiningue comentou também sobre a instalação e configuração de 19 servidores na Secretaria de Família e Desenvolvimento Social (SEDS) no mês passado, e salientou outras melhorias que vieram com as centrais de atendimento. “ O foco do técnico ficou mais atrelado às suas funções, melhorando seu conhecimento com troca de informações junto à equipe alocada na central”.
Trabalhar em equipe é muito mais fácil, como diz o ditado: "duas cabeças pensam melhor que uma. O intercâmbio de experiências enriquece muito nas tomadas de decisões, além de dividir a sala com amigos da própria Celepar. Este foi o depoimento do técnico em redes computacionais, André Guilherme Faucz de Lacerda.
Lacerda presta suporte técnico às secretarias do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e Segurança Pública (SESP). Ele adiantou que a equipe da Celepar fará parte da instalação da central de segurança (que terá monitoramento com câmeras) da Copa do Mundo.
Serviços prestados
O suporte técnico prestado pelos empregados da Celepar aos órgãos estaduais abrange diversos serviços, como auxílio a usuários, manutenção de hardware, instalação e reinstalação de sistemas operacionais, configuração de rede e administração de servidores.
Centrais e seus clientes
Palácio das Araucárias - atende secretarias da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), da Comunicação Social (SECS), da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), da Administração e Previdência (SEAP), do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL) e da Família e Desenvolvimento Social (SEDS).
Rua dos Funcionários – atende a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), o Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
Av. Vicente Machado - atende a Secretaria da Fazenda (SEFA), a Coordenação da Receita do Estado (CRE), a Coordenação da Receita do Estado (CRE) e a Agência de Fomento do Paraná (Fomento).
Edifício Caetano Munhoz da Rocha - atende as secretarias do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e Segurança Pública(SESP).
Av. Iguaçu – atende a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Estrada de Ferro Paraná (FERROESTE) e Paraná Edificações (PRED).
Av. Visconde de Guarapuava - Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML).
Conglomerado Santa Cândida – atende o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Serviço Geológico do Paraná (Mineropar), a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a Secretaria da Escola de Governo e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).