Cidadãos paranaenses ganham nova opção para denunciar festas clandestinas durante a pandemia

Desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria de Justiça, canal online permite anexar os prints de convites e conversas sobre as festas clandestinas, além de fotos e vídeos dos eventos irregulares
Publicação
30/03/2021 - 15:51
Editoria

A Celepar em parceria com a Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) desenvolveu um canal online para receber denúncias de baladas clandestinas. A iniciativa tem como objetivo servir de apoio para as polícias no combate a quem insiste em descumprir as medidas adotadas pelas autoridades sanitárias. O canal pode ser acessado neste link.

Uma das recomendações para que a denúncia seja feita é anexar os prints de convites e conversas sobre as festas clandestinas, além de fotos e vídeos dos eventos irregulares que já aconteceram ou qualquer informação extra que materialize a denúncia. A ideia é registrar aglomerações passadas ou convites para festas que vão acontecer, deixando aquilo que é em tempo real para os canais tradicionais das forças de segurança.

“Tanto os organizadores quanto os frequentadores destas baladas clandestinas estão em total desrespeito à lei e às normas de saúde pública, causando imensos danos à população que está se cuidando durante a pandemia. E mais, essas pessoas podem colocar a vida de seus pais e demais familiares em risco”, alertou o secretário da pasta, Ney Leprevost.

"O cidadão paranaense ganha mais uma arma de combate ao novo coronavírus, a tecnologia. Por meio dela, as autoridades responsáveis poderão combater a disseminação do novo coronavírus em festas irregulares. Desta forma, a tecnologia, em conjunto com as forças policiais do nosso Estado, e, unidas com a população, poderão salvar e preservar vidas", enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Canais da Polícia

Se alguém constatar a realização da balada clandestina enquanto ela está acontecendo, a recomendação da Secretaria da Justiça é de que a ligação seja feita no telefone 190 ou para a guarda municipal de seu município, no mesmo padrão de sempre. É possível também efetuar as denúncias via aplicativo.

Denúncia pelo app

Outra opção para realizar denúncias de aglomerações também contou com o desenvolvimento da Celepar, se trata do aplicativo 190 PR, disponível para smartphones Android e iOS.

Para isso, basta realizar um cadastro na Central de Segurança caso não possua, e clicar no botão COVID-19, depois em fazer uma denúncia e preencher dados como localização, quantidade aproximada de pessoas, entre outros. O cidadão também pode incluir fotos e vídeos.

Fonte: Sejuf