Com atuação da Celepar, governo lança 3º curso Fortis e novo Mapa de Georreferenciamento da Força-Tarefa Infância Segura

23/09/2021 - 11:44

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, reforçou o compromisso do Governo Ratinho Junior na defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes durante o lançamento da 3ª edição do Curso Fortis Paraná e do novo Mapa de Georreferenciamento da Força-Tarefa Infância Segura, iniciativa que contou com a atuação da Celepar. O evento aconteceu na terça-feira, dia 21, no Palácio das Araucárias e reuniu representantes do Governo Estadual, do Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB, secretarias municipais, conselho tutelar e de Organizações da Sociedade Civil.

“A Fortis funciona e é um sucesso porque além do Poder Público, as pessoas das instituições públicas e da sociedade civil que estão aqui têm compromisso com as crianças e adolescentes. Esse trabalho é fundamental e nosso objetivo é qualificar os nossos profissionais e técnicos para facilitar a identificação de qualquer violência. A criança é a prioridade número um dessa gestão”, afirmou Leprevost.

Atuação da Celepar

Esta iniciativa contou com a atuação da Celepar na facilitação e integração de dados da Sejuf com diversos órgãos estaduais, como educação (SEED), de segurança pública (SESP), também de saúde (SESA), conselhos tutelares, entre outros.

Segundo o presidente da Celepar, Leandro Moura. "Este trabalho envolveu uma grande complexidade de componentes aliados a um propósito muito recompensador. Ao utilizarmos o nosso conhecimento tecnológico, disponibilizamos os dados de forma georreferenciada em diversos formatos, que facilitam o acesso às informações".

Ele lembrou que  pelo mapa é possível consultar as informações da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de várias formas: por Rede Estadual ou Municipal, por Município, por área de atuação, instituição, entre outras. São mais de 14 mil unidades e um grande diferencial é a possibilidade de efetuar o download destes dados em arquivo.

Curso Fortis

A 3ª edição do curso Fortis será realizada entre os dias 15 e 23 de outubro de forma online e é destinado a profissionais que atuam no combate à violência contra crianças e adolescentes. “O objetivo da ação é fortalecer a rede de proteção integral à criança e ao adolescente”, explica Silvio Jardim, chefe do Departamento de Justiça da Sejuf.

Serão oferecidos oito cursos diferentes: Fundamentos Jurídicos da Política de Proteção à Criança e Adolescente; Formulação e Gestão da Política Pública da Criança e do Adolescente; Tipos de Violência, Situação de Vulnerabilidade e Risco; Trabalho Infantil; Escute Especializada, Revelação Espontânea e Depoimento Especial; Criança e Adolescente na Era Digital; Redes de Atenção/Proteção, Serviços e Fluxos de Atendimento à Criança e Adolescente; Justiça Restaurativa e Cultura de Paz.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Gestão – www.ead.pr.gov.br – a partir do dia 1º de outubro. Os candidatos precisam estar com o cadastro atualizado no site. Cada pessoa poderá se inscrever em até dois dos oitos cursos ofertados. Após feita a inscrição, o curso estará disponível na própria plataforma a partir do dia 15. A formação é certificada pela Escola de Gestão do Paraná.

Mapa de Georreferenciamento

No mesmo evento foi apresentada a nova versão do Mapa GeoFortis Paraná, que localiza as unidades que compõem toda a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente Paranaense. O mapa disponibiliza de forma ágil e integrada as informações sobre a cobertura de proteção às crianças e adolescentes e permite o contato com os profissionais das instituições.

O mapa pode ser acessado neste link.

Presenças

Também participaram do evento; diretores, coordenadores; chefes de Departamentos da Sejuf; Luciana Linero, Ministério Público; Bruno Muller, Defensoria Pública; Arlete Kubota, Tribunal de Justiça; Carla Aguiar, Secretaria de Saúde; Marisa Costa, Ministério Publico; Silvia Leão, OAB/PR; Rosineide Frez, Secretaria de Educação; João Carlos, Conselho Tutelar; Luciano Inácio, ACTEP; Rodrigo Grochoski, Secretaria de Segurança Pública; Jhonathan Braghin, Secretaria de Planejamento; Maria Christina, ITDH; Jeferson Abage, CRIAI; Maria Isabel, NRE Curitiba; Aline Justus, Escola de Gestão; Natália Vasconcelos, da Relevante - Mobilização Social; Ana Dronneau Santos, da Central Integrada de Apoio Familiar; Simone Martins, da Central Integrada de Apoio Familiar; Viviane Vincentim, Projeto Elos Invisiveis; Ângela Mercer, da Secretaria Estadual de Educação; Vanessa Franciele Alves, Secretaria de Assistência Social do Município de Nova Cantu; Luciana Antunes Becker, Celepar; Rosane Nelma, ITDH; Ligia Cassilha, Igreja avivamento Bíblico e Michel, representantes da Jocum (Jovens Com Uma Missão).

Fonte: Sejuf