Com auxílio da Celepar, Governo do Estado envia às prefeituras relatório atualizado para auxiliar no alcance das metas dos ODS

O Relatório Missão ODS é personalizado para cada cidade e tem como objetivo auxiliar na tomada de decisão e no planejamento das políticas públicas consideradas prioritárias localmente, voltadas ao alcance das metas dos ODS
05/01/2023 - 15:53

O Governo do Paraná encaminhou o Relatório Missão ODS – Indicadores Municipais a todas as prefeituras do Estado nesta semana. O documento, que traz indicadores atualizados, é personalizado para cada município e tem como objetivo auxiliar na tomada de decisão e no planejamento das políticas públicas consideradas prioritárias, visando o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e teve o apoio da Celepar.

Ação

A ação é coordenada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Lançado em setembro de 2021 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o relatório tem o objetivo de fornecer às prefeituras o acompanhamento dos indicadores dos ODS de forma sistematizada e simplificada. É uma das estratégias do Estado dentro da Agenda 2030.

“O Relatório Missão ODS foi uma demanda direta do governador. Quando apresentamos o BI Paraná de Olho nos ODS, ele solicitou que as informações presentes na plataforma fossem enviadas aos prefeitos, de forma simplificada e ágil, para fornecer um panorama sobre a situação dos indicadores ODS dos municípios”, explicou a superintendente da SGDES, Keli Guimarães.

Dessa maneira, segundo ela, os Executivos municipais conseguem direcionar investimentos para áreas ainda deficitárias e reforçar a integração com outras prefeituras para erradicação da pobreza, promoção da saúde, garantia de trabalho, proteção das áreas de conservação e defesa dos direitos fundamentais.

Portal Boas Práticas

A SGDES também estimula que as prefeituras e todos os setores da sociedade cadastrem suas iniciativas no Portal Boas Práticas, desenvolvido pela Celepar em parceria com os órgaos mencionados nesse texto. Dessa forma, essas ações terão mais visibilidade, possibilitarão a troca de experiências e a replicação dessas boas práticas.

Dúvidas

Para o esclarecimentos de dúvidas, as prefeituras podem entrar em contato com a SGDES pelo e-mail: missaoods.cedes@ccivil.pr.gov.br.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN/PR)