Com inteligência artificial, Celepar torna escolas do Paraná mais seguras

Ação integra Programa de Segurança Escolar Avançada idealizado pela Polícia Militar do Paraná e pela Secretaria de Educação do Paraná (Seed/PR)
Publicação
27/03/2023 - 10:42
Editoria

A segurança em escolas, no Paraná, vai muito além da patrulha escolar. Nos últimos meses, a Celepar se uniu à secretaria de segurança e à pasta da educação para desenvolver uma nova solução para as instituições escolares.  Nasceu, assim, o projeto Olho Vivo. Ele foi lançado sábado (25/03) no Colégio Estadual Cívico-Militar Ermelino de Leão, em Curitiba, e vai  integrar o Programa de Segurança Escolar Avançada.

Por meio de torres de segurança instalados nas escolas, câmeras de segurança utilizarão inteligência artificial para medir comportamentos e situações que possam representar risco à integridade dos alunos e servidores da rede de ensino estadual. 

Com o Olho Vivo, será possível verificar, por exemplo, se alguém está armado nas proximidades da escolas ou se algum fugitivo da polícia está nos arredores do colégio. Assim, a patrulha será acionada imediatamente, prevenindo problemas para toda a comunidade escolar. 

“O Olho Vivo é um grandioso arcabouço tecnológico que consegue prover, a partir de dados e imagens captadas nas câmeras, mais segurança para o Estado. Ao ajudar na fiscalização e também na prevenção de situações de risco, ele será uma ferramenta importantíssima para as forças de segurança pública no Estado, e que pode ser facilmente adaptado para auxiliar em outras áreas de governo, como o trânsito", afirmou o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa.

A Celepar pretende disponibilizar o Olho Vivo, um projeto prioritário para o governo do Paraná, para outros órgãos do Estado. 

História e contexto

Anualmente são noticiadas diversas ameaças de ações violentas em escolas, o que gera preocupação da comunidade escolar e também das forças públicas de segurança. No Brasil, tragédias como a da Escola Municipal Tasso da Silveira, que aconteceu em 2011 no bairro do Realengo (no Rio de Janeiro), despertaram a atenção de diretores, professores e pais de alunos matriculados em escolas ao redor de todo o país.

O Paraná não foi vítima de nenhum episódio traumático e, justamente por isso, trabalha para manter sua população a salvo. 

O Programa de Segurança Escolar Avançada busca ampliar as ações de prevenção já existentes na rede estadual de ensino, como o bem-sucedido Programa Brigadas Escolares (em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros). O novo programa tem o objetivo de preparar a comunidade escolar diante de possíveis ameaças à segurança e proteger estudantes, professores, funcionários e pais.