Com participação da Celepar, Governo do Estado apresenta projetos inovadores no Smart City

Celepar também marca presença no evento, com soluções voltadas a facilitar a vida do cidadão paranaense, e auxiliar a gestão da administração pública com o uso de tecnologia.
24/03/2022 - 18:10

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (24) da abertura do Smart City Expo Curitiba, que faz parte da maior rede de eventos sobre cidades inteligentes do mundo, e destacou os projetos do Governo do Estado para o incentivo à inovação e à sustentabilidade. Maior evento brasileiro sobre e tema, esta é a terceira edição realizada em Curitiba, a primeira após a pandemia de Covid-19.

Ratinho Junior destacou que os projetos de inovação refletem tanto na modernização da administração pública, tornando o governo mais ágil e moderno, como na criação de um ecossistema de inovação no Paraná. “Para o Estado, é um grande orgulho receber uma feira como esta. É a oportunidade para quem está nas áreas pública e privada de conhecer novas tecnologias e as tendências para o futuro das cidades”, disse.

Estandes do governo

O Governo do Estado conta com um estande no evento, a Arena Paraná, onde Copel, Sanepar, Celepar e Detran apresentam aos participantes as ações inovadoras dentro de suas áreas. Entre os exemplos está o programa Rede Elétrica Inteligente, da Copel, as ferramentas e aplicativos online criados pela Celepar para melhorar a prestação de serviços ao cidadão.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Compagas estão entre patrocinadores do Smart City, e, assim como a Copel e a Sanepar, também contam com estandes próprios na feira.

Celepar

A Celepar cumprindo o seu propósito de melhorar a vida do cidadão através de inovação e tecnologia, está presente no SmartCity. 2022, com um colaborador num estande, oportunidade em que ele poderá tirar dúvidas e se aprofundar em algumas das soluções desenvolvidas pela companhia, que, com o uso da tecnologia, auxiliam também a gestão da administração pública.

Algumas das soluções disponibilizadas por lá são o sistema de Gestão de Infração de Trânsito (GIT), que municipaliza o trânsito; o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma que reúne mais de 600 serviços estaduais Nota Paraná, programa que devolve ao cidadão créditos de ICMS em compras realizadas dentro do Estado e que realiza sorteios mensais a quem está cadastrado; Menor Preço, um grande aliado na busca por produtos e também combustíveis com melhores preços, baseados na emissão de notas fiscais atualizadas diariamente e, também, o Botão do Pânico Virtual Paranaense, serviço dentro do aplicativo 190 que combate o feminicídio e agiliza o atendimento das forças policias em ocorrências de violência contra a mulher.

Ecossistema de inovação

O Estado conta com 14 parques tecnológicos, que abrangem todas as regiões, e teve um avanço na abertura de startups nos últimos anos, com 1.956 empresas inovadoras presentes em 108 municípios, sendo que metade delas iniciou as atividades a partir de 2019. Ele também citou a eletrovia da Copel, o uso de carros elétricos, bolsas de estudo para pesquisadores das universidades estaduais, desenvolvimento de aplicativos e utilização mais inteligente de dados para acelerar a regularização de empresas, investigações criminais e a liberação de licenças para projetos sustentáveis.

Smart City

O Smart City Expo Curitiba se originou do mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona. O evento na capital paranaense é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil.

O congresso internacional conta com 95 palestrantes, de 10 países, e a feira reúne 50 empresas, que expõem soluções inteligentes para problemas urbanos. A previsão é que 10 mil pessoas circulem pelo local nesta quinta e sexta-feira (25).

O tema desta edição é “Society Leading the Urban Future” (Futuro Urbano Liderado pela Sociedade, em livre tradução), e conta com discussões e apresentações de Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança em uma Sociedade Inteligente; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis.

Fonte: Agência Estadual de Notícias