Comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais participa do Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais 31/10/2016 - 16:30

“A paróquia tem como sua política social e religiosa a dignidade da pessoa e a promoção da vida. Neste sentido, o curso preencheu estes dois pré-requisitos”. A frase é do frei Marcus Augusto Garcia Miranda, da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC, dita na cerimônia de entrega de certificados, ocorrida na tarde de sexta-feira (28).

O curso que contou com a participação de 34 pessoas, foi realizado na semana de 24 a 28 de outubro, com turma no período da manhã, das 09h00 às 12h00, de segunda a quinta, e outra turma no horário da tarde, das 14h00 às 17h00, de terça a sexta, numa sala de aula da própria paróquia. A equipe de instrutores da Celepar foi composta por Dircélia Maria Alessi, Ataide Prestes de Oliveira Júnior, Luiz Carlos de Lima e Rogers de Oliveira Pires. Eles contaram com o apoio de Luana Cristina de Almeida Rodrigues, aluna da Universidade Positivo que atuou como monitora voluntária.

Entrega de certificados


Mantendo os padrões das cerimônias de entrega de certificados, esta também foi realizada num clima de muita descontração, alegria e, acima de tudo, de gratidão mútua. Os alunos agradecendo aos professores e, eles, por sua vez, retribuindo este agradecimento de forma muito afetuosa.

Ainda na sua fala durante a entrega dos certificados, Frei Marcus disse que uma maneira de se avaliar se um curso é bom ou não, é o nível de interesse demonstrado pelos participantes. “Neste, nenhum aluno saiu da sala antes do término das aulas. As pessoas tinham vontade de aprender, de perseverar, de ir além, o que demonstra a qualidade do treinamento e a capacidade dos professores”.

Para Frei Marcus, o curso permitiu que os participantes aprendessem a interagir com a sociedade e com a família de forma virtual, “e isso foi muito importante para este grupo da terceira idade, para que eles não parem na vida”. O sacerdote agradeceu a Celepar por esta parceria e disse que as portas da paróquia estão abertas para que novas capacitações ocorram lá.

A fala do frei Marcus Augusto Garcia Miranda terminou com uma oração pelos participantes e pela Celepar, no sentido de que a empresa continue desenvolvendo este trabalho de amplo apelo social, “que como vemos é feito com amor. E isto constatamos através dos sorrisos e dos olhares que percebemos nos rostos dos nossos professores e dos nossos alunos”.

Representando o presidente Jacson Carvalho Leite, o coordenador do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, Eriel Macuco Filho, destacou o resultado positivo desta parceria que envolveu a paróquia, a Celepar e a comunidade, “que culminou com um curso que veio ao encontro das aspirações de cada um dos participantes”. Ainda segundo ele, “o sorriso e o abraço recebidos ao final de cada treinamento é o muito obrigado que comprova a importância social deste trabalho. Por isso, vamos continuar com esta parceria do bem”.

Ficou pré-agendado para março de 2017 a realização de uma nova turma do Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais na Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Antes disso, porém, o grupo que esteve no curso que ocorreu na semana passada poderá participar em novembro, na sede da Celepar, de um treinamento sobre as funcionalidades do smartphone.

Fala de participantes

“O curso foi importante, aprendi muitas coisinhas, gostei muito. Tenho computador e usava mais para jogar. Agora vou usar mais. Eu não sabia usar a internet”.

Lea Noveletto de Melo, 73 anos


“Foi a primeira vez na vida que peguei no computador, não sabia nem ligar. Tenho que aprender mais, vou comprar um not para praticar. Aprendi a ligar, entrar no Google e já adicionei gente no meu face. O curso foi muito bom”.

Iva Farias dos Santos, 66 anos

“Até participar do curso não havia nem chegado perto do computador. Eu gostei, os professores tiveram muita paciência com a gente. Vi tanta coisa que o computador oferece e eu nem sabia. Foi pouco tempo, mas dizem que o que é bom dura pouco. Amei o curso”.

Alvarina Maria de Abreu, 66 anos

“Sabia muito pouco de computador, muito pouco mesmo. Valeu muito a pena, é um novo mundo que nos aguarda, um mundo até então escondido para mim. Graças a Celepar e a Igreja e os professora que foram de um carinho que vocês não fazem ideia, pudemos aprender. De coração, parabéns para todos vocês da Celepar”.

Osmilda Nunes, 63 anos

“Eu já brincava um pouco com o computador. Achei o curso de uma clareza e de uma abertura. O curso abriu a mente de todos, tirou dúvidas. A apostila do curso é ótima. O curso foi maravilhoso. Se fosse mais longo seria melhor ainda”.

Carlos Alberto de Oliveira, 60 anos

Participantes

Alvarina Maria de Abreu

Amélia Fürst

Ana Lourenço Aques de Oliveira

Aparecido Peres

Ataide Claro

Doliria França de Oliveira

Ilete Terezinha de Souza de Deus

Irene Cassimira da Silva

Iva Farias dos Santos

José Cargnin Luiz

José dos Santos

José Spach Junior

Josefa dos Santos Filha

Juliana Alves Rodrigues

Laurita Ribeiro Xavier

Leia Noveletto de Mello

Leonora Noveletto

Luzia Pereira do Nascimento

Marcos Marques Rubinecky Correa

Maria Cardoso Figueiredo

Maria Elena Dias

Maria Isabel Pinheiro Gonçalves

Nelcina Rita de Oliveira

Nelsi Maria Miyazaki

Nelson de Oliveira

Nelson Percicotti

Osmilda Nunes da Silva

Paulina Ferreira Cardoso

Reinaldo Menezes Costa

Sandra Mara Ferreira de Lima

Sebastião Alves Dias

Severino Elias do Nascimento

Sônia Aparecida de Oliveira da Silva

Vitório Rêde

GALERIA DE IMAGENS