Conheça 5 soluções para agendar serviços sem sair de casa

Trazendo agilidade e segurança aos cidadãos, as soluções de agendamento podem ser acionadas remotamente e evitam filas e aglomerações
Publicação
30/07/2021 - 13:54
Editoria

A tecnologia aprimorou a vida dos cidadãos paranaenses de várias maneiras. Uma dessas evoluções é a possibilidade de fazer agendamentos de serviços de forma online e segura. Esse recurso, além de preservar a saúde de servidores e pessoas que necessitam destes serviços, em tempos de pandemia, proporciona a otimização do tempo e um atendimento mais ágil, com a diminuição de filas. 

“A tecnologia é uma grande aliada para facilitar o acesso a serviços, e, neste período que estamos vivendo, se tornou ainda mais importante. Com serviços de agendamento online, além de preservar a saúde, estamos otimizando algo imensurável no cotidiano, o tempo, devolvendo ele ao cidadão e também aos servidores, uma vez que os atendimentos são realizados de forma mais assertiva, evitando filas. Isso só é possível devido a inúmeras parcerias estabelecidas com os órgãos do Governo do Estado que prestam estes serviços à sociedade”, enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Serviços de agendamento online

Doação de sangue

Com uma média de 8400 atendimentos por mês, o agendamento online para doação de sangue é rápido e prático. Ele pode ser realizado através do portal do PIÁ, no qual é preciso digitar “doação de sangue” e clicar no serviço Agendar Doação de Sangue no Hemepar. Este serviço também é oferecido pelo site do Hemepar. Basta acessar este link.

“O sistema de agendamento veio para somar. Contribuiu significativamente na organização do nosso processo de trabalho e agilidade no atendimento ao doador. Com o horário de atendimento marcado, em tempos de pandemia, eliminou-se a aglomeração de pessoas e possibilitou um atendimento de maior qualidade”, reforçou a chefe de divisão de hemoterapia da Hemepar, Renata Pavese.

Perícia Médica de Curitiba - Requerimento para Licença Médica

Os servidores do Estado do Paraná podem solicitar o requerimento para afastamento por licença médica através do agendamento não presencial neste portal. A partir do preenchimento de algumas informações pessoais e profissionais, e da anexação do atestado médico (e eventuais exames comprobatórios, se existirem), a solicitação é enviada para a chefia médica. Depois, é só aguardar a resposta, que pode ser deferimento ou indeferimento, ou a solicitação de complementação da documentação apresentada. Por mês, são realizadas cerca de 165 solicitações deste serviço.

“O Estado tem usado da melhor maneira possível as ferramentas tecnológicas que temos à nossa disposição, e o requerimento para licença médica é um exemplo disso. A pandemia fez com que realizar certas tarefas online se tornasse ainda mais necessário e, através da parceria com a Celepar, conseguimos criar um modo seguro e eficiente para que os servidores possam solicitar afastamento médico”, ressaltou o secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto.

2ª Via Fácil

Para quem já teve seus dados digitalizados no Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) ou no Detran/PR, é possível realizar a atualização remota da foto no RG pelo celular ou computador. Basta acessar o sistema pelo endereço www.policiacivil.pr.gov.br > serviços da PCPR > Carteira de Identidade > agendamento > 2ª Via Fácil.

Sistema de Agendamento do Trabalhador (Procura de Emprego)

Fornecido em 115 Agências do Trabalhador, o sistema tem uma média de 13.294 agendamentos por mês. Trabalhadores com mais de 16 anos podem acessar o sistema no site da Secretaria da Justiça, escolher o município para atendimento, a data e o horário disponíveis. Depois, é só comparecer à Agência do Trabalhador escolhida para consultar as vagas de emprego. 

Sistema de Agendamento do Trabalhador (Seguro-Desemprego)

O primeiro passo é baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para iOS e Android, fazer o cadastro e habilitar o seu Seguro Desemprego. Depois, basta entrar neste site para marcar um horário na Agência do Trabalhador da sua cidade. Com a documentação necessária (consulte aqui), compareça na data e local agendado para confirmar o seu pedido de Seguro Desemprego. O prazo de solicitação para o Seguro Desemprego é de 7 a 120 dias corridos, a contar do dia seguinte à data do afastamento (último dia efetivamente trabalhado). No caso da modalidade Empregado Doméstico, o prazo é de 7 a 90 dias corridos, a contar do dia seguinte à data do afastamento (último dia efetivamente trabalhado).

O serviço está habilitado em 226 Agências do Trabalhador. Este ano, foram realizados em média 13.138 agendamentos por mês.