Conheça os serviços digitais do Estado que facilitam a vida dos paranaenses

A Celepar possui diversos serviços estatais digitais que descomplicam e desburocratizam processos que podem auxiliar os cidadãos paranaenses. Eles surgem como importantes aliados em meio à pandemia do novo coronavírus.
Publicação
02/04/2020 - 17:20
Editoria

 

A Celepar possui diversos serviços estatais digitais que descomplicam e desburocratizam processos que podem auxiliar os cidadãos paranaenses. Eles surgem como importantes aliados em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Temos em nossa essência o desenvolvimento de soluções tecnológicas que facilitam a vida dos paranaenses. Em tempos de isolamento social, nossas estruturas tecnológicas oferecem soluções em várias áreas, como em consumo, saúde e segurança, de uma maneira mais cômoda e facilitada aos usuários”, enfatiza Leandro Moura, presidente da Celepar.

Confira algumas das soluções desenvolvidas pela Celepar que atendem aos cidadãos:

Pelo Paraná Inteligência Artificial (PIÁ)

Agendamento para doação de sangue


Para evitar aglomerações e filas, foi disponibilizado o agendamento para doações de sangue nas unidades da Hemepar em Curitiba e Cascavel. Para acessar este serviço basta digitar doação de sangue no PIÁ, ou clicar no link abaixo.

Link: https://www.pia.pr.gov.br/servicos/Saude/Atencao-a-Saude/Agendar-doacao-de-sangue-no-Hemepar-xv3Kqxo1

Credencial do idoso

Qualquer cidadão com mais de 60 anos com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de identidade emitida no Paraná pode emitir sua credencial de idoso pelo Paraná Inteligência Artificial (PIÁ).

Link: https://www.pia.pr.gov.br/servicos/Veiculo/Idosos-e-pessoas-com-deficiencia/Emitir-credencial-de-estacionamento-para-idoso-gzNE4aoO

Documento digital de veículos

É possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) pelo PIÁ, basta digitar documento do carro e clicar na opção “Emitir Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico – CRLV-e”. Esse documento comprova a autenticidade do proprietário do veículo.

Você também pode acessá-lo por este link: http://www.detran.pr.gov.br/Pagina/CRLV-e

Emissão da 2ª via da CNH 

A 2ª via dos documentos de identificação deve ser solicitada em caso de perda ou extravio da documentação original. Você pode solicitar a documentação pela internet, através do PIÁ. Basta acessar os links a seguir: http://www.detran.pr.gov.br/segundaviacnh.

Indicação do condutor em multas de trânsito da Prefeitura de Curitiba

Para indicar o condutor em multas de trânsito ocorridas em Curitiba, basta digitar este serviço no PIÁ, ou clicar no link abaixo.

Link: https://www.pia.pr.gov.br/servicos/Transporte-e-Transito/Multas/Indicar-condutor-em-multa-de-transito-da-Prefeitura-de-Curitiba-0GNAylN8

Nota Paraná

Você pode conferir seus créditos do Programa Nota Paraná também no PIÁ, basta digitar Nota Paraná para acessar. Ou também por este link: www.notaparana.pr.gov.br

Pesquisa de medicamentos

Pelo PIÁ também é possível pesquisar medicamentos disponíveis nas 23 farmácias da Rede Estadual. Basta digitar "consultar medicamentos" e preencher o campo com o nome genérico do medicamento para obter as informações completas, ou clicar no link abaixo.
Link: https://api.saude.pr.gov.br/governo-digital/farmacia/consulta

Por aplicativos

Fomento Paraná

Buscando facilitar a vida dos empreendedores paranaenses, o aplicativo apresenta linhas de crédito disponíveis para o seu empreendimento, além de realizar simulações de financiamento e localizar os agentes de crédito mais próximos do usuário. Os recursos podem ser utilizados para iniciar um negócio, investir na ampliação ou garantir a manutenção de um estabelecimento ou atividade econômica. Pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.appfomento

iOS: https://apps.apple.com/br/app/fomento-pr/id1488601976

Paraná Serviços

Ferramenta que une contratantes e prestadores de serviços, por ele trabalhadores autônomos têm a oportunidade de ampliar sua renda.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.paranaautonomo&hl=pt_BR

iOS: https://apps.apple.com/br/app/paran%C3%A1-servi%C3%A7os/id1376706478

Paraná Solidário

Pelo app é possível conectar doadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de diversas categorias de produtos, com entidades beneficentes representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. Em momentos como esse, pode ser um aliado na prevenção ao novo coronavírus.
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.br.paranasolidario
iOS: https://apps.apple.com/br/app/paran%C3%A1-solid%C3%A1rio/id1478024135

190

O aplicativo fornece um canal de comunicação entre o cidadão e a polícia militar para o registro de ocorrências emergenciais no Paraná. É possível incluir no aplicativo fotos e vídeos, além de acompanhar o andamento das ocorrências registradas. Além disso, o aplicativo 190 atua de forma acessível e inclusiva aos deficientes auditivos, que conseguem acionar os serviços do aplicativo sem depender da ajuda de terceiros.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.sesp.emgpr

iOS: https://apps.apple.com/br/app/app-190-pr/id1440870504

Menor Preço

O app permite ao usuário pesquisar o menor preço de um determinado produto nos estabelecimentos localizados no Estado. As informações e valores dos produtos são atualizados em tempo real e com o uso do Menor Preço a economia é garantida. A utilização do aplicativo é simples e intuitiva. Através da sua localização e da informação do produto necessário, o app encontra os menores preços perto de você.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.sefa.mp

iOS: https://apps.apple.com/br/app/menor-pre%C3%A7o/id1164088000

Portais e Sistemas

Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU)

O BATEU é um serviço da Polícia Militar que permite o registro e a consulta pela internet de acidentes de trânsito sem pessoas feridas. Através da plataforma é possível gerar um boletim de ocorrência, que muitas vezes é necessário para o acionamento do seguro de veículos. Desta forma, o uso do serviço eletrônico facilita a vida do cidadão, que não precisa se deslocar até uma delegacia para o registro da ocorrência.

Link: https://bateu.pm.pr.gov.br/registrar-ocorrencia

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

A plataforma é uma solução informatizada que facilita o processo de obtenção de licenciamento ambiental online. Uma de suas últimas novidades é a destinação de resíduos gerados no Estado de forma digital. Através do sistema também é possível solicitar e acompanhar os processos de licença ambiental, industrial, comercial e de serviços, agropecuária e imobiliária.
Link: www.sga.pr.gov.br

Procon PR em números

As informações contidas na plataforma permitem à sociedade acompanhar as reclamações relacionadas a compras e serviços, além da conduta dos fornecedores de produtos. Através da utilização da ferramenta é possível traçar uma visão crítica na escolha de empresas no ato da compra e estabelecer uma análise quantitativa e qualitativa sobre a conduta dos fornecedores.

Link: http://www.procon.pr.gov.br/modules/consultas_externas/index.php?cod=1