Copel, Defesa Civil e Celepar assinam convênio para gestão de desastres naturais no Paraná 28/08/2015 - 18:30

O governador Beto Richa assinou em Salto do Lontra nesta quinta-feira (27) um convênio entre Copel, Defesa Civil e Celepar com o objetivo de ampliar a gestão de riscos e desastres naturais no Estado. “O Governo do Estado se preocupa em melhorar o serviço para a população”, disse o governador. “Temos visto a frequência e intensidade de fenômenos climáticos, com fortes chuvas, inundação. Esta parceria vai possibilitar a preservação das famílias e também a prevenção, o que possibilita preparar toda a população para o enfrentamento, com segurança, destes fenômenos”, afirmou Richa.

Pelo convênio, a Defesa Civil passará a ter acesso à base de dados cartográfica da Copel, a dados hidrológicos e a localização geográfica dos postes das redes de distribuição de energia que tenham unidades consumidoras associadas, os quais subsidiarão a ampliação da gestão de riscos de desastres naturais.

“Isso representa uma melhoria no sistema da Defesa Civil, que já está todo automatizado. Dentro do projeto de prevenção que fazemos, mapeando as áreas de risco, teremos acesso a todas as residências que existem naquele local”, explicou o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas. “Numa situação de desastres, saberemos exatamente quais são as residências atingidas”, disse ele.

Por outro lado, a Defesa Civil manterá atualizadas as informações cadastrais das famílias em áreas de interesse da Copel, importante para eventuais ações emergenciais durante a operação de suas usinas hidrelétricas.

Os dados ficarão alojados no Data Center Coorporativo do Governo do Estado, localizado na Celepar. A integração destas informações ao Sistema Informatizado de Defesa Civil (SISDC), segundo o presidente Jacson Carvalho Leite, vai permitir que os organismos do Estado atuem de forma mais rápida e precisa, tanto na prevenção como no atendimento emergencial de desastres naturais.

Leite lembrou que o sistema foi premiado neste ano pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres (UNISDR), da ONU, como referência de tecnologia na área de Defesa Civil. “O Paraná é referência nacional no uso inteligente de soluções de tecnologia da informação e comunicação”, destacou ele.

Sistema

O Sistema Informatizado de Defesa Civil (SISDC), desenvolvido pelo analista Daniel Sá de Campos (COSIN-A4) em conjunto com a equipe de Geoprocessamento da Celepar, a pedido da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, recebeu prêmio do Escritório da UNISDR (da sigla em inglês, Estratégia Internacional para Redução de Desastres da ONU) para as Américas, pelo uso de sistemas de informação para a Redução do Risco de Desastres.

O SISDC do Estado do Paraná foi reconhecido como uma excelente ferramenta de gestão de recursos e ações de defesa civil para os 399 municípios do Estado, que permite o gerenciamento de eventos em tempo real, além do registro e monitoramento de impactos dos desastres na região.

Um dos colaborados da equipe GEO da Celepar, Jefferson Rodrigo Bauer, destaca que a aplicação com geoprocessamento para defesa civil é uma das mais completas e complexas já feitas na empresa e afirma que “o prêmio recebido traz muita satisfação e incentiva a melhoria contínua do projeto, mas também implica um significante aumento da responsabilidade pelo produto entregue.

GALERIA DE IMAGENS