Curso de Inclusão Social da Pessoa Idosa, parceria entre Celepar e Prefeitura de Foz do Iguaçu, foi um sucesso 17/02/2014 - 15:40

Num clima de confraternização e alegria, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Celepar entregaram os certificados aos participantes do curso de Inclusão Social da Pessoa Idosa. O Centro de Convivência do Idoso (CCI) foi preparado especialmente para este fim e, na tarde de sábado (15), a marca registrada era de muito sorriso estampado nos rostos dos alunos, pela sensação de mais um conhecimento adquirido e de vitória por mais uma etapa vencida neste caminhar da vida.

A solenidade contou com a presença do prefeito Reni Pereira, da presidente Estadual do Provopar, Carlise Kwiatkowski, do representante da Celepar Eloir José Sbalqueiro, da secretária de Assistência Social, Claudia Pereira, da presidente Municipal do Provopar, Ester Oliveira Dantas, do chefe do escritório regional da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cesário Ferreira Filho, do presidente do Conselho Municipal do Idoso, João Lerias e do presidente da Federação da Terceira Idade e Idoso do Estado do Paraná, Francisco dos Santos.

O programa do Governo do Estado, coordenado pela Celepar, tem a finalidade de permitir que o idoso se torne cada vez mais ativo e participativo na família e na sociedade ao aprender a acessar a internet e as redes sociais. Com a participação de alunos com idade superior a 60 anos, o curso teve a duração de 12 horas/aula e ocorreu em três turnos, manhã, tarde e noite.
Solenidade

Ao discursar aos formandos, o prefeito Reni Pereira falou sobre a satisfação de ver a primeira turma sendo formada, bem como do objetivo da prefeitura em promover a inclusão digital no município por meio de instalação da internet nos bairros. “A cidade digital depende da homologação do Ministério das Comunicações. Enquanto aguardamos, ao mesmo tempo em que trabalhamos na revitalização das praças públicas para o centenário da cidade, vamos incluir pontos de internet’’, disse ele.

O governador Beto Richa foi representado na cerimônia pela presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, que destacou a importância da parceria entre os governos estadual e municipal. “A terceira idade tem muito a contribuir com a gente, contar suas histórias nas redes sociais e o Provopar não podia deixar de fazer partes dessa parceria”, declarou.

O objetivo desse trabalho é resgatar a autoestima da pessoa que participa do projeto. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Claudia Pereira, o resultado da parceria entre o município e Celepar foi interessante, pois trouxe um formato de curso dinâmico e objetivo, voltado especificamente para a terceira idade. “Este é um trabalho de fortalecimento de vínculos, fazendo com que o idoso se sinta incluído na sociedade”, afirmou.

O representante da Celepar, jornalista Eloir José Sbalqueiro, falou sobre a importância social deste projeto “voltado a incluir a pessoa idosa no mundo digital”, bem como dos objetivos alcançados, uma vez que mais de 100 pessoas já estão inscritas para a segunda turma. “Isso mostra o quanto o trabalho realizado em Foz do Iguaçu foi positivo, na medida em que as pessoas que participaram gostaram, comentaram e convidaram amigos e vizinhos para participar também”.

A emoção de ligar um computador pela primeira vez vai ficar para historia da vida de Moacir Carmo Oliveira – formando, 70 anos, aposentado. ‘’Nunca tinha nem ligado um computador, agora já aprendi e vou continuar, vou até comprar um notebook’’, comentou. “O curso foi uma troca de informações. Do dia em que começamos ao dia em que concluímos, acrescentamos nosso conhecimento, ensinamos e aprendemos”, destacou Dircélia Alessi, instrutora da Celepar.

Equipe

A equipe da Celepar que participou desta capacitação em Foz do Iguaçu, iniciada na segunda-feira passada com a aula inaugural sendo proferida pelo presidente Jacson Carvalho Leite, e encerrada no sábado (15), com a cerimônia de entrega de certificados aos participantes, foi composta por Dircelia Maria Alessi, Sérgio Luis dos Santos Oliveira, Aparecido José Antônio Rodrigo Liphaus, Luiz Eduardo de Santana e Oliveira, Douglas Eduardo Fagundes, Regina Franco, Valderi Pereira da Silva, Maria Izabel de Paula, Lenilson José Mendes, Eloir José Sbalqueiro e Antonio Carlos Schimaleski.

Aluno do Curso, Luis Celso de Carvalho Pereira, 64 anos, no último dia de aula digitou um e-mail em agradecimento a Celepar. “Quero, através deste, parabenizar a direção desta empresa e toda sua equipe por este empreendimento de integração social dos idosos. Agradeço o acolhimento e a atenção recebida por todos integrantes do curso. Este tipo de iniciativa nos faz acreditar num futuro melhor e mais confortável para todos os idosos. Continuem em frente, inovando sempre. Mais uma vez, obrigado em nome de todos os participantes”.

GALERIA DE IMAGENS