Curso de primeiros socorros orienta empregados em casos de emergência 12/09/2014 - 10:23

Priorizando a segurança dos empregados, a Celepar ofereceu um curso de noções básicas em primeiros socorros. A capacitação, ministrada pelo enfermeiro Ivan Soares dos Santos, da Curitiba Treinamentos, foi direcionado à Brigada de Emergência da Companhia e teve duração de quatro horas.

Composto por vídeos instrutivos e por preparação prática para o atendimento a situações de emergência, o curso abordou diversos módulos. Dentre eles, atendimento a vítimas de quedas, de queimaduras, de infarto agudo do miocárdio (IAM), crises convulsivas, intoxicação, acidentes com animais peçonhentos, atendimento a paradas cardiorrespiratórias, ferimentos e também orientações de como utilizar aparelhos desfibriladores.

Para Santos, o objetivo foi demonstrar o processo de identificar vítimas, ampará-las, solicitar ajuda e ensinar como dar suporte de vida até a chegada do serviço de socorro médico.

O representante do Serviço Especializado em Segurança do Trabalho na empresa, Horácio Teixeira, esclareceu que a Brigada está sendo reestruturada e que o treinamento busca reciclar o conhecimento dos seus integrantes. Segundo ele, este foi mais um treinamento dentre tantos outros que já foram realizados, para possibilitar que a Brigada de Emergência se mantenha atualizada. Portanto, este não será o último curso.

"Novos treinamentos, mais amplos e abrangentes, serão realizados ainda este ano pois, se uma emergência qualquer ocorre, os brigadistas terão que agir rapidamente para evitar consequências desastrosas sobre a empresa e as pessoas que nela se encontram. A Brigada deve estar sempre alerta para oferecer o primeiro atendimento, salvaguardar vidas e diminuir o impacto das ocorrências", afirma.

A Brigada de Emergência da Celepar é composta por 114 pessoas distribuídas nos prédios na sede da empresa (histórico e novo), além de integrantes nos núcleos regionais. Para contatá-las, disque o ramal 6555.

GALERIA DE IMAGENS