Data Center da Celepar tem novo robô de backup e subsistema de virtualização para ambiente mainframe 25/02/2016 - 16:30

Tecnicamente conhecida por fitoteca robotizada, a nova solução foi entregue à Divisão de Serviços de Operações (DIOPE) no início de 2016 e o processo de instalação no Data Center da Celepar está em sua fase final, com previsão de entrada em operação plena em março.

O projeto de arquitetura da solução foi elaborado pela Coordenação de Projetos de Tecnologia para Infraestrutura de Sistemas de Informação e Comunicação (COPIS), com o apoio da Coordenação de Tecnologia de Infraestrutura para Sistemas de Informação (COTIS), Coordenação de Tecnologias de Desenvolvimento de Software (COTES), Coordenação de Engenharia (COENG), Divisão de Serviços de Operações (DIOPE) e equipe técnica da SEFA. A solução inclui também um Subsistema de Virtualização para ambiente mainframe, que permite a leitura e gravação de dados em fitas virtuais e armazenamento transparente de dados do ambiente Mainframe em fitas físicas do robô.
Todo o projeto foi viabilizado com investimentos da SEFA em parceria técnica com a Celepar.

A Celepar já possui uma fitoteca robotizada desde 2006, composta por 2 racks ou "frames" percorridos por um braço robotizado, 14 drives para leitura e gravação e capacidade para acomodar 620 fitas dentro do equipamento. As fitas atuais possuem capacidade de 700GB. A nova solução é composta por 5 frames interligados controlados por dois braços robotizados, configurados para manipular metade das fitas cada um e em caso de falha de um deles, o outro assume automaticamente a movimentação total no equipamento.

Este novo robô tem 30 drives para leitura e gravação e capacidade para 970 fitas. A tecnologia empregada nestes novos drives, além de possibilitar ganho na velocidade de gravação e acesso aos dados torna possível a utilização de fitas com capacidade nominal de 10 TB. O robô atende tanto às cópias de segurança do ambiente de servidores como do ambiente mainframe.

Um dos papéis da DIOPE, subordinada à Gerência de Monitoramento e Operação (GMO) é realizar a cópia de segurança e restauração de dados dos sistemas hospedados tanto no Data Center, quanto em alguns ambientes remotos, como por exemplo o Porto de Paranaguá. Para esta finalidade existe a equipe de cópias de segurança e sob o comando do supervisor Ramilio Neto, os técnicos Will Robson, Igor Perewalo, Alexandre Casalunga, Taís Lica e André Cunha mantém diariamente as centenas de processos de cópias de arquivos, além de atender às diversas solicitações para restauração, que vão desde caixas postais de usuários até grandes bancos de dados.

Toda esta solução é suportada pela "Console de Backup", uma aplicação desenvolvida pelo técnico André Moser que centraliza o monitoramento e ações necessárias para manter o ambiente. Pode ser acessada em www.backup.celepar.parana.

Cabe destacar também que a hospedagem de um novo ativo no Data Center da Celepar é um trabalho executado "a muitas mãos", que unidas compõe o "time" de profissionais que dão suporte à infraestrutura de operação do Data Center. No processo do novo robô, estão envolvidos:

Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) - Coordenação de Projetos de Tecnologia para Infraestrutura de Sistemas de Informação e Comunicação (COPIS), desenho da solução, especificação e apoio técnico na aquisição e implementação da nova solução;
Coordenação de Tecnologias de Desenvolvimento de Software (COTES), apoio técnico na implementação e suporte técnico do ambiente mainframe Celepar;
Coordenação de Tecnologia de Infraestrutura para Sistemas de Informação (COTIS) – apoio técnico na implementação e suporte técnico do ambiente de armazenamento da Celepar;
Coordenação de Engenharia (COENG) - adequação da infraestrutura elétrica e lógica do Data Center;
Gerência de Monitoramento e Operação (GMO) – Divisão de Serviços de Operações;
DIOPE - conectividade lógica, controle de permissões de acesso, configuração e operação.

Principais benefícios da nova solução de backup

- Aumento da produtividade nas cópias de segurança da Celepar
- Aumento da capacidade de armazenamento para mais de 4 petabytes (ou 4 mil terabytes)
-Viabilidade de realização de backup do ambiente virtual da Celepar, de forma adequada
- Redução do tempo de backup de grandes bancos de dados através da cópia direta para fitas
- Possibilidade de reestruturação das áreas de armazenamento, adequando o ambiente às melhores práticas

GALERIA DE IMAGENS