Delegacia Eletrônica amplia serviço para registro de desaparecimentos 09/04/2013 - 08:50

A solução foi desenvolvida em conjunto pela Celepar e Polícia Civil e os casos de desaparecimentos registrados no sistema receberão prioridade no atendimento.

Desde o último dia 24 de março, a Delegacia Eletrônica, da Polícia Civil do Paraná, conta com uma função a mais: o registro online de pessoas desaparecidas. O lançamento oficial do serviço foi feito na manhã desta terça-feira (9), pelo delegado titular da delegacia, Eduardo Marcelo Castella.

De acordo com informações do governo do estado, os casos de desaparecimentos registrados no sistema serão enviados por SMS (mensagens de textos em celulares) para o celular de plantão da delegacia e receberão prioridade no atendimento. Se o desaparecido tiver menos de doze anos, o caso vai para o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride). Caso contrário, as investigações são de responsabilidade da Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC). Ocorrências no interior são investigadas pela especializada da capital e pela delegacia local.
Como fazer o registro?

Para fazer o registro online do desaparecido, basta acessar o site da Delegacia Eletrônica e preencher o cadastro do serviço “B.O. de pessoa desaparecida”.

Quem for fazer o registro deve identificar-se através do RG, do passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). Quanto aos dados do desaparecido, é obrigatório informar registros pessoais do mesmo, bem como suas características físicas. Também é possível enviar uma foto do desaparecido. Para que o questionário seja concluído, é necessário ainda repassar informações específicas sobre a ocorrência.

Depois que o boletim de ocorrência é finalizado, os dados e a foto do desaparecido seguem, automaticamente, para o site www.desaparecidos.pr.gov.br e também para página da Delegacia Eletrônica na rede social Facebook.

Segundo Castella, o novo serviço deverá agilizar a comunicação deste tipo de ocorrência e também facilitar o serviço ao cidadão.

Além dos desaparecimentos, também é possível registrar na Delegacia Eletrônica, de qualquer computador, ocorrências de furto ou perda de placa de veículo, de documentos (RG, CPF, CNH e outros), de objetos, cartões bancários, cheques e dinheiro. A Delegacia Eletrônica também aceita denúncias.

Funcionamento

Criada em setembro de 2011, a Delegacia Eletrônica é um serviço da Polícia Civil que trouxe praticidade para o cidadão e contribuiu para desafogar os atendimentos nas delegacias.

Castella ressalta a importância de se preencher o formulário corretamente. Caso isso não aconteça, um policial entra em contato com o cidadão e faz as orientações necessárias.

A Delegacia Eletrônica também conta com serviços de consulta de furtos de veículos, bastando informar a placa ou chassis . “Muitas vezes, estelionatários trazem carros de outros estados com placas clonadas e as vendem por um preço mais em conta e a pessoa de boa fé acaba caindo nesse golpe", comenta o delegado.

GALERIA DE IMAGENS